XV celebrará 105 anos em solenidade ao centenário da sapucaia

Selo comemorativo será utilizado no uniforme e nas mídias do clube no próximo ano.

08/11/2018 | 12:30
Última atualização: 08/11/2018 | 10:10

Foto: Divulgação (XV de Piracicaba).

O XV de Piracicaba comemora 105 anos de fundação no próximo dia 15 e neste ano a celebração será à sombra da sapucaia, que no mês de novembro chega ao seu centenário. A solenidade, que terá início às 11h, também marca os 22 anos do desfile da Banda da Sapucaia e a constituição mais recente da Associação dos Amigos da Sapucaia. Em homenagem à essa simbólica data, o departamento de marketing do Alvinegro desenvolveu, junto ao designer piracicabano Fernando Raizer, um selo comemorativo que será utilizado no uniforme e nas mídias do clube no próximo ano.

O objetivo é que a logomarca esteja estampada na camisa do Nhô Quim durante o Campeonato Paulista Série A2 de 2019. “Desde a sua inauguração, o Barão da Serra Negra, que é a casa do XV há mais de 50 anos, conta com a sapucaia ao seu lado, o que embeleza e traz uma representatividade muito grande sobre o que é o esporte. Portanto, não poderíamos deixar de prestar nossa reverência”, disse o diretor de marketing do clube, Danilo Maluf Di Lernia.

A representatividade citada pelo diretor quinzista remete ao que motivou o plantio da árvore. Após o final da Primeira Guerra Mundial, segundo a presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), a professora Valdiza Caprânico, o seu avô, Antônio Caprânico, plantou a semente de sapucaia para comemorar o fim da guerra. A árvore floresceu e hoje é considerada patrimônio natural de Piracicaba pelo CODEPC (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico).

O fato também é lembrado pelo presidente do Alvinegro, Celso Christofoletti. “É uma honra para o XV homenagear os 100 anos da sapucaia, que foi plantada pela família Caprânico, simbolizando o fim da Primeira Guerra Mundial, família esta que faz parte do clube, sendo representada pelo conselheiro vitalício José Antonio do Amaral Caprânico, neto do semeador da árvore. Temos muito orgulho em saber que o XV faz parte dessa linda história”, falou.

Outras ações estão sendo desenvolvidas, como os plantios iniciais de cinco mudas de sapucaia, pela Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Piracicaba, nas zonas sul, norte, leste e oeste do munícipio, nos bairros Cecap, Santa Terezinha, Monte Líbano, Nova Piracicaba e Chácara Nazareth. Os lugares foram escolhidos pelo Sedema e o XV tem acompanhado essas iniciativas de perto, com membros do clube ajudando nos plantios. Além disso, algumas homenagens estão programadas para o dia da solenidade.

Plantio de muda na Nova Piracicaba. Foto: Divulgação (XV de Piracicaba).

Serviço
O que: Comemoração do centenário da sapucaia, dos 105 anos do XV de Piracicaba, dos 22 anos do desfile da Banda da Sapucaia e da constituição mais recente da Associação Amigos da Sapucaia
Quando: 15/11/2018
Horário: 11h.
LocalRua Moraes Barros, esquina com a Avenida Independência.

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados