O encanto de Gramado e Canela, na região Sul do Brasil

A região das hortênsias, no Estado do Rio Grande do Sul, atrai milhares de turistas de diferentes partes do mundo. Conhecer estas cidades, separadas por apenas sete quilômetros, é fácil: basta ter disposição. A forte influência alemã e italiana é notada especialmente na culinária e na arquitetura urbana.

06/04/2017 | 18:18
Última atualização: 24/04/2017 | 07:32

Gramado_divulgação

Dono de paisagens lindas e diferentes, o Brasil chama atenção pela sua diversidade cultural, climática e social. No Estado do Rio Grande do Sul, a região das hortênsias – que inclui as cidades de Gramado e Canela – atrai milhares de turistas de diferentes partes do mundo.

Com os mais variados presentes da natureza, os municípios, que são separados por apenas sete quilômetros, reservam surpresas. São rios, matas de araucárias seculares, animais silvestres, queda d’águas belas e muito ar puro. Seja em um passeio ao ar livre ou entre seus museus, o diferencial da região é ter entretenimento para pessoas de todas as idades.

A forte influência alemã e italiana é notada especialmente na culinária e na arquitetura urbana. No verão, as temperaturas são amenas e giram em torno de 22°C, com alguns dias mais quentes e noites sempre agradáveis. Os invernos podem ser rigorosos com temperaturas abaixo de 0°C, fortes geadas e ocasionais nevadas.

A Catedral de Pedra, localizada em Canela (RS) encanta a todos que visitam a cidade/Divulgação

As lojas de artes, artesanatos, calçados e bolsas chamam a atenção, assim como o chocolate caseiro. Destacam-se também os restaurantes: vale a pena conhecer o churrasco típico da região e provar os diferentes fondues nos mais charmosos bistrôs.

O dia a dia de quem visita essas cidades é na rua.  Em Gramado, a dica é iniciar o passeio no centro da cidade. Na avenida Borges de Medeiros estão localizadas a paróquia São Pedro e a Rua Coberta, onde é possível encontrar bons restaurantes, deliciar ótimos vinhos e cervejas produzidos na região, além de um bom chocolate quente.

O Lago Negro é ideal para fazer um passeio ao ar livre em um dia bonito e rende ótimas fotos. Para um passeio divertido, não deixe de ir ao Mini Mundo, um parque ao ar livre com réplicas 24 vezes menores do que as construções originais e que tem várias curiosidades de uma cidade normal.

O Snowland, um parque de neve fechado, está entre as atrações mais disputadas da cidade. No local é possível aprender a esquiar, patinar no gelo ou apenas curtir um dia “na neve”, já que ele tem uma área de temperaturas negativas com neve artificial.  A avenida das Hortênsias é a via que liga Gramado e Canela. Nela estão várias atrações, como as fábricas de chocolate da Prawer e da Caracol, que têm uma área temática que conta a história do chocolate. Na via está o Dreamland Museu de Cera e o Harley Motor Show, um bar com diversas motos Harley Davidson em sua decoração, com um cardápio de bebidas e lanches sensacionais.

No Super Carros o turista pode alugar carros moderníssimos e o Hollywood Dream Cars, um museu onde estão expostos carros antigos.  O Parque Estadual do Caracol, em Canela, é um dos maiores pontos turísticos do Rio Grande do Sul. Nele existe a Cascata do Caracol, que tem cerca 130 metros e em seu parque vizinho, chamado Parques da Serra, onde ficam os bondinhos aéreos que têm uma vista linda da queda d’água! A Catedral de Pedra encanta a todos.

As opções de hospedagens são variadas. É possível escolher hotéis no centro da cidade ou pousadas e chalés em montanhas. Se você quiser conhecer a região das hortênsias, a dica é reservar ao menos cinco dias.

Juliana Franco

Diretora de Jornalismo | PIRADIGITAL | juliana@piradigital.com.br

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados