Semana Mundial de Aleitamento Materno será realizada em Piracicaba

A Semana integra a agenda de atividades referentes aos 251 anos de aniversário de Piracicaba.

27/07/2018 | 16:41
Última atualização: 27/07/2018 | 16:41

Foto: Unimep.

“Leite materno: o leite que vale ouro. Informe, vincule, envolva-se, motive e garanta o futuro de nossos bebês”, esta é a abordagem proposta para a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que será realizada em Piracicaba de 01 a 07 de agosto, com a programação de várias atividades desenvolvidas pela rede de saúde, fruto da parceria da Secretaria de Saúde com o Hospital dos Fornecedores de Cana, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Unimed. A Semana integra a agenda de atividades referentes aos 251 anos de aniversário de Piracicaba.

O destaque do evento será a MamAÇÃO, dia 7 de agosto, a partir das 13h30, na Estação da Paulista (Espaço Gare), envolvendo toda a rede de saúde do município, quando os profissionais da saúde proporcionarão um momento para troca de experiências entre gestantes e nutrizes e informações sobre a importância da amamentação.

O Secretário de Saúde, dr. Pedro Mello destaca o peso da amamentação na queda da mortalidade infantil. “Piracicaba tem se mantido com índices abaixo de dois dígitos, segundo o Ministério da Saúde, o que demonstra a qualidade dos nossos serviços às gestantes e puérperas, um padrão de qualidade de referência nacional, graças ao empenho do Departamento de Atenção Básica junto com todas as unidades públicas de saúde do município. Esse padrão de qualidade se extende também ao sistema privado, que completa a rede de atendimento a todas as mamães e bebês que nascem no município”, disse.

O tema específico deste ano é “Amamentação: alicerce da vida” e foi pensado para despertar sobre a importância da amamentação na nutrição e segurança alimentar, bem como na redução da pobreza e da desigualdade, ou seja, no desenvolvimento social sustentável. No calendário da saúde, o mês de agosto é intitulado de “Agosto Dourado” exatamente por ter como símbolo o leite materno, que é reconhecido pelo seu padrão ouro de qualidade para alimentação dos bebês.

Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem da Atenção Básica, observa que a Semana tem também uma característica importante, que é unir os profissionais da rede de saúde, relacionados ao setor, para uma ação conjunta, “em que a troca de experiências e de informações possibilita uma visão intersetorial sobre o que está acontecendo no município em termos de cuidados com as gestantes, puérperas e o aleitamento materno”.

Para o pediatra dr. Rogério Tuon, coordenador do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, a amamentação precisa ser enfatizada pelos profissionais da rede em todos os momentos em que eles estabelecem contato com as mães, futuras mães e seus familiares, para que todos tenham o entendimento sobre o ato de amamentar. “Nesse sentido, o acolhimento na rede de saúde precisa ser integral e humanizada, a fim de garantir esta relação madura e de segurança sobre a importância do aleitamento para a saúde da criança”.

Ao longo deste mês, todas as unidades de saúde do município vão desenvolver atividades para o público local que abordem o tema, como encontros de gestantes, grupos de puericultura, rodas de conversa com gestantes e nutrizes, etc. Haverá ainda palestras, momentos para amamentação e encontros para profissionais de saúde (conforme agenda abaixo).

PROGRAMAÇÃO

Massagem Shantalla – Saúde Inteligente, rua Silva Jardim, 1700, voltado a bebês a partir de 2 meses, das 9h às 16 horas. Inscrições pelo fone: 3417-5959

Palestra – “Amamentação, a base da vida”, dia 02, às 15 horas, no Anfiteatros do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), voltado aos profissionais da saúde. Inscrições pelo fone: 3403-2820.

Pique-nique – Bate-papo com Nutricionista, dia 03, voltado às doadores do Banco de Leite da do HFC. Informações pelo fone: 3403-2820

MamAÇÃO – dia 7 de agosto, a partir das 13h30, na Estação da Paulista (Espaço Gare), envolvendo toda a rede de saúde do município, quando os profissionais da saúde proporcionarão um momento para troca de experiências entre gestantes e nutrizes e informações sobre a importância da amamentação.

Mesa Redonda – Dia 06 de agosto (segunda-feira), no anfiteatro do Centro Cívico, a partir das 13 horas, voltada aos profissionais da saúde, com o tema: “Acolhimento para uma base fortalecida”. Inscrições pelo fone: 3403-1390.

Conferência Técnico Científica – dia 08, às 19 horas, na APM – Casa dos Médicos, tema: “Amamentação, a base da vida”, com exposição do dr. Yechiel Moisés Chencinski. Informações pelos fones: 3433-2000 e 3733-9700.

Piracicaba Digital

maxgourmet

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados