Em palestras gratuitas, pedagoga ensina a ´malhar´ o cérebro

Sonia Cassano ministra a palestra Capacitação Personal Brainer no dia 22/02, às 15h, e 27/02, às 9h, na Casa do Médico

21/02/2018 | 13:20
Última atualização: 21/02/2018 | 12:42

Foto: Sonia Cassano (arquivo pessoal).

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o brasileiro tem vivido mais. Em 10 anos, a expectativa de vida passou de 72,3 anos para 75,8. Envelhecer é bom, mas envelhecer com saúde e independência é muito melhor. Essa é a proposta da palestra Capacitação Personal Brainer, que será ministrada pela pedagoga e especialista em recursos humanos Sonia Cassano, nos dias 22/02, quinta-feira, às 15h, e 27/02, terça-feira, às 9h, na Casa do Médico. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

De acordo com Sonia, as palestras vão levar informações sobre o Personal Brainer, que traz dicas sobre como melhorar a saúde dos idosos e capacitar familiares, cuidadores e acompanhantes das pessoas nessa fase da vida.

“O Personal Brainer é um programa de treinamento para manter o cérebro ativo e saudável, malhado, com muito bom humor”, explica a pedagoga.

Entre as diretrizes do Personal Brainer estão o estímulo à prática de exercícios cerebrais, que envolvem a ativação de áreas diferentes do cérebro, tornando-o mais ágil e flexível, a realização de atividades de neuróbica para manter um nível permanente de capacidade, força e flexibilidade mental, mesmo no envelhecimento, e o estímulo dos cinco sentidos – visão, audição, tato, olfato e paladar.

As pessoas precisam entender que quanto mais elas se exercitam, seja fisicamente ou mentalmente, mais felizes e independentes elas serão. Coisas simples, como, por exemplo, se olhar no espelho de manhã e dar um sorriso, abraçar as pessoas, contar piadas e ler bons livros podem transformar seus dias. Estamos tão ocupados que muitas vezes não damos importância a essas coisas. Isso vale para pessoas de todas as idades, na verdade”, alerta.

O interesse da pedagoga pelo constante estímulo do corpo e da mente surgiu quando ela cuidava de seu pai, que faleceu há 20 anos. “A partir de minha experiência profissional comecei a desenvolver com meu pai atividades lúdico-pedagógicas e exercícios neuróbicos. A resposta dele a esses exercícios foi fabulosa e deram origem a um pequeno livro, chamado Alegre Presença, a uma entrevista publicada no extinto jornal O Democrata e a uma exposição de quadros de sua autoria no Sesc Piracicaba”, contou.

As atividades que desenvolvi com meu pai ressurgem, agora, melhor elaboradas, com o objetivo de colaborar com a melhoria da qualidade de vida de muita gente, assim como melhorou e ajudou alegrar a vida de meu pai”, finaliza.

Sônia Cassano é licenciada em pedagogia e pós-graduada em recursos humanos. Fez cursos de aperfeiçoamento em treinamento e desenvolvimento de pessoal, ministra palestras motivacionais sobre Humor e Qualidade de Vida, além de atuar como Personal Brainer, com capacitação para cuidadores, acompanhantes, familiares e idosos independentes.

Sônia já desenvolveu seu trabalho em instituições, como Sesc (Serviço Social do Comércio), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo); cooperativas de saúde, como Unimed e Uniodonto; nas associações APM (Associação Paulista de Medicina/Regional Piracicaba) e APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – Regional Piracicaba); em grandes empresas, como a Caterpillar e TS TECH do Brasil. Também atuou em prefeituras, como a de Piracicaba, Rio Das Pedras, Saltinho e Mombuca.

Serviço:
Palestra Capacitação Personal Brainer. Dia 22/02, quinta-feira, às 15h. Dia 27/02, terça-feira, às 9h, na Casa do Médico, avenida Centenário, 546, telefone: (19) 3422-5444. Evento gratuito, direcionado a idosos independentes, familiares, acompanhantes, cuidadores e demais interessados. Informações pelos telefones (19) 99868-8014 /(19) 3433-8014 ou pelo e-mail socassano@gmail.com. Facebook: personalbrainer.br

Piracicaba Digital

maxgourmet

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados