Campanha de vacinação é prorrogada até dia 28 em São Pedro

O principal objetivo é atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 95% do público-alvo. Na cidade, esta porcentagem já foi atingida.

21/09/2018 | 12:25
Última atualização: 21/09/2018 | 11:37

Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo foi novamente prorrogada, desta vez até o dia 28 de setembro. O principal objetivo é atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 95% do público-alvo. Em São Pedro, esta porcentagem já foi atingida. O índice no caso da vacina do sarampo, foi de 98,52% e para a poliomielite, 97,31% do público-alvo.

Após realizar três vacinações aos sábados e percorrer algumas escolas, a imunização em São Pedro será realizada de segunda a sexta-feira, na Umis e nas unidades de saúde dos bairros São Dimas, Dorothea, Bela São Pedro e Alpes das Águas das 7h30 às 12h e das 13h às 15h.

Na campanha iniciada no dia 4 de agosto, crianças entre 1 e 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde para receber vacina, independente se já tomaram o imunizante ou não – com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

O Ministério da Saúde espera vacinar 11,2 milhões de crianças no país. Entre os objetivos da campanha estão vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou.

O principal objetivo da campanha é manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

A poliomielite e o sarampo são doenças de notificação compulsória e o Brasil tem compromissos internacionais para erradicar e eliminar estas doenças.

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo e protege também contra a rubéola e a caxumba. O calendário estadual de vacina inclui uma dose de vacina aos 12 meses de idade e uma dose tetra viral – contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela, aos 15 meses de idade.

 

 

 

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados