Campanha Antirrábica de São Pedro continua no sábado

Na primeira semana de campanha, foram vacinados 542 animais.

09/03/2018 | 13:20
Última atualização: 09/03/2018 | 12:14

Foto: Fotos: Priscila Alves/Prefeitura de São Pedro.

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2018 vacinou 542 animais na primeira semana de imunização. Foram 469 cães e 73 gatos. Neste sábado, dia 10, a campanha continua com equipes do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro na Academia ao Ar Livre do bairro Horto Florestal, UBS do Dorothea e na Base do Corpo de Bombeiros.

Os animais podem receber a dose da vacina a partir dos três meses de idade e em boas condições de saúde. “O animal em boas condições de saúde traz eficácia na dose, garantindo uma imunização mais completa”, destaca o veterinário responsável da prefeitura, Matheus Murbach.  A recomendação é que o responsável leve seus animais em guias, coleiras, gaiolas, caixas de transporte ou fronhas.

O objetivo para este ano é imunizar aproximadamente 6 mil animais. Além deste sábado, dia 10, também haverá vacinação na terça-feira, dia 13, em frente ao Cemitério Parque, no bairro Recanto das Águas e dia 15, quinta-feira, em frente a Padaria Palú.

Para a Zona Rural, a campanha está programada para o segundo semestre deste ano. Outras informações podem ser obtidas no telefone da Vigilância em Saúde: (19) 3481-9370.

Cronograma
Além deste sábado, dia 10 de março, a campanha também será realizada dia 17 na Academia ao Ar Livre do bairro Jardim Holliday e nas  Emebs Benedito Modesto de Paula e Ricarda de Paiva Lima Berzin. No sábado, dia 7 de abril, será a vez da imunização dos animais na Emeb Abdala Rahal Farhat Neto, na Praça do Fórum e no PSF do Alpes das Águas. No dia 14 de abril, recebem as equipes a Emeb Ondina Mendes Parreira, UBS do São Dimas e Coreto da Praça Gustavo Teixeira, todos das 8h às 17h.

Já a vacinação durante a semana acontecerá no dia 13 de março, no Cemitério Parque; dia 15 de março em frente à Padaria Palú; no dia 20 de março, na Praça do São Dimas, final da rua José Esteves, próximo ao Tiro de Guerra. No mês de abril, o posto de vacinação será na Feira do Produtor, entre os dias 2 e 6 e de 9 a 13, sempre das 9h às 16h.

Doença
A raiva é uma doença fatal infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A vacina é a única opção para prevenir a doença. A contaminação acontece quando a pessoa é mordida ou tem contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas devem lavar bem o local com água e sabão e procurar o atendimento médico.

Além disso, o animal deve ser observado por 10 dias em local isolado. No caso de qualquer mudança de comportamento, as autoridades de saúde deverão ser informadas.

 

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados