Se cuidar e estar bem consigo mesmo é sinônimo de saúde

No Dia Mundial da Saúde, o médico Leandro Menezes critica o fato do brasileiro lembrar da saúde apenas quando há alguma enfermidade. “É importante buscar sempre uma qualidade de vida, por meio de alimentação saudável, atividade física, cuidados diários com a pele, evitar exposição prolongada ao sol e sempre se hidratar”, explica.

06/04/2017 | 14:38
Última atualização: 11/04/2017 | 16:21

Foto: Banco de imagens (Pixabay)

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data foi criada com o objetivo de conscientizar a população quanto aos vários aspectos que envolvem a saúde. Para a Organização das Nações Unidas (ONU) “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, cabendo ao Estado prover as condições indispensáveis para seu pleno exercício. Ainda segundo a lei, para ter saúde, alguns fatores são fundamentais, como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Para o médico Leandro Menezes, a prevenção é importante na área da saúde /Rafael Bitencourt

O médico e professor de pós-graduação em dermatologia estética avançada, Leandro Menezes, acredita que, no Brasil, questões referentes à saúde são lembradas apenas quando há alguma enfermidade. De acordo com o profissional, o ideal é sempre trabalhar a prevenção, com atitudes simples. “É importante buscar sempre uma qualidade de vida, por meio de alimentação saudável, atividade física, cuidados diários com a pele, evitar exposição prolongada ao sol e sempre se hidratar”, explica.

Ainda de acordo com o profissional, “precisamos acabar com essa mania de ‘eu não gosto de procurar problemas de saúde porque quem procura acha’. Com esse pensamento, as pessoas deixam de investigar algumas sintomatologias com medo de efetivamente aparecer alguma coisa. Precisamos entender que, quanto mais precoce qualquer diagnóstico seja feito, mais f ácil é a resolução”.

A prevenção vale tanto para doenças graves como para questões estéticas. “Quem não quer  ‘envelhecer cedo ou ficar envelhecido’, precisa começar também a se tratar cedo, usar sempre o protetor solar porque, assim, vai garantir uma qualidade da pele e uma saúde melhor, dentro desse completo bem-estar físico, mental e social de que a ONU fala”, completa Menezes.

Cuidar de si mesmo
O ginecologista e especialista em estética íntima, Victor Heitor, ressalta o fato de saúde não significar apenas a ausência de doença, mas também se referir ao bem-estar. “As pessoas encontram esse bem-estar ao aproveitar a convivência com os filhos, vê-los crescer, ter tempo para cuidar de si mesmo, praticar um esporte. Quem não consegue fazer essas coisas, fica triste por isso”, afirma.

De acordo com Victor Heitor, para encontrar o bem-estar é preciso cuidar de si/Rafael Bitencourt

De acordo com Heitor, para encontrar bem-estar é preciso cuidar de si mesmo. “Hoje, a vida sentimental, sexual, espiritual acaba sendo muitas vezes comprometida pela falta de tempo e pela falta de dedicação que as pessoas tem com si mesmo, não gerando assim um bem-estar, que é sinônimo de saúde”.

Nesse sentido, questões estéticas são importantes. “Quando a gente vai fazer um procedimento estético, seja da face, do corpo ou da intimidade, isso não é somente tirar um tempo para cuidar da beleza e sim, é cultivar o bem-estar”, opina.

O ginecologista explica que, quando as pessoas estão sentindo bem com elas mesmas, elas se relacionam melhor com os outros. “Você não consegue oferecer bem-estar a ninguém, você não pode ajudar a cuidar da saúde de ninguém se você também não está saudável. A beleza, a estética, o tempo que você gasta com exercícios e escolhendo a alimentação mais adequada, enfim, o carinho que você tem por si, vai também refletir nas pessoas que estão a sua volta”, finaliza.

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados