PiraMusical: a influência da arte na sociedade “tecnológica”

Luis Fernando Dutra fala sobre o efeito nas pessoas causado pela união das vertentes arte e educação.

01/11/2018 | 09:35
Última atualização: 01/11/2018 | 09:35

Foto: Rodrigo Alves

Após uma semana de muitas atividades musicais e também não musicais, me vejo pensando no assunto a tratar no texto de hoje. Foram dias muito intensos, com atividades da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e em especial o espetáculo ABC do DóRéMi apresentado no ultimo dia 25 de outubro para todas as pessoas interessadas em assistir.

Esta apresentação foi muito especial, pois do palco pudemos assistir um espetáculo raro nos dias de hoje: famílias reunidas assistindo um espetáculo musico-teatral. Como já escrevi em textos anteriores, há algum tempo atrás era comum as famílias saírem para ir ao teatro, cinema, museus e diversas outras atividades fora de casa. Atualmente, quando saímos de casa só vemos  pessoas reunidas fisicamente, mas com os olhos e a cabeça completamente distantes, fechadas no  mundo virtual dos seus aparelhos eletrônicos, deixando a vida passar bem longe delas.

No ABC do DóRéMi, que tenho a grande alegria de apresentar ao lado do meu querido amigo e grande ator, Romualdo Sarcedo e também os meus colegas de OSP, pudemos perceber que as crianças (de todas as idades) ficaram completamente envolvidas com a apresentação. Foi uma oportunidade para todas elas conhecerem um pouco mais sobre o universo da Música Clássica, sobre o funcionamento de uma orquestra sinfônica e os concertos. Começamos a apresentação com os mesmos protocolos de concertos oficiais e logo após a primeira música o público é surpreendido com uma intervenção de um espectador curioso que começa a fazer várias perguntas e aprontar várias coisas no palco.

Neste momento nós somos assistidos mas também podemos assistir o espetáculo proporcionado pelo público. Vemos pessoas que se permitem se emocionar, se divertir, voltar à infância, participar do espetáculo quando chamados para isso. E é muito gostoso quando sentimos que a plateia está envolvida, quando as pessoas estão presentes de corpo e alma, direcionando os olhares brilhantes para o palco e isso chega até nós como um combustível e nos dá mais vontade ainda de participar do evento. Essa troca é fundamental numa apresentação musical. Fico muito feliz ao ver que as pessoas estavam guardando todos os momentos da apresentação na memória e não só nos celulares ou tablets.

No final da apresentação, o Roma e eu nos dirigimos até o hall de entrada do Teatro Erotídes de Campos para distribuir doces para a criançada. Para nossa surpresa elas não se interessaram só pelos pirulitos coloridos, foi uma sessão bem longa de abraços, beijos e fotos na qual sentimos todo o carinho que elas estavam por nós. No palco éramos personagens, mas ali na frente, embora com o traje de espetáculo ainda, éramos pessoas físicas e fazíamos questão de tirar fotos com todos os que pediam, conversar, ouvir, abraçar, dar atenção!!!

Num período de grande tensão que estamos vivendo no qual as pessoas só dão atenção a quem pensa igual, amizades são desfeitas por conta de controvérsias e muitas outras coisas, foi muito bom ter sentido esta emoção ao acolher pessoas que tem seus pensamentos, idéias e ideais mas que naquele momento estavam completamente abertas para compartilhar com outros, suas risadas e seus melhores vibrações.

Apresentações artísticas são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade, e cabe a nós artistas direcionar nosso olhar para nossas plateias, com carinho, atenção e amor. A arte é uma das únicas coisas que faz com que as pessoas se aproximem, mesmo com todas as diferenças que possam existir entre elas. Usemos esta arma a favor da paz, da união e do bem comum.

Uma semana de muita paz e de muita música a todos !!!

Se quiser um momento para ouvir boa música e recuperar energias para enfrentar a semana, acompanhe o programa “Opus 105,9”, todos os Domingos, das 20 às 21:30h pela Rádio Educativa FM de Piracicaba – 105,9 e o programa “Clássicos ao Cair da Noite”, todos os Domingos, das 21 às 22h pela Rádio Educadora AM de Piracicaba – 1060.

Luis Fernando F. Dutra

Luis Fernando F. Dutra

Luís Fernando F. Dutra é violinista, professor e maestro | Whatsapp : (19)99816-0509 | E-mail : luisfernandofischerdutra@gmail.com | Facebook : www.facebook.com/profile.php?id=100011059385474

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados