“Oportunidade para ouvir, aprender e se divertir – ABC do DÓRÉMI”

Luis Fernando Dutra fala sobre o projeto desenvolvido por meio de parceria entre a OSP e a Secretaria Municipal de Educação.

17/10/2018 | 09:25
Última atualização: 17/10/2018 | 09:28

Foto: Rodrigo Alves

Semana passada escrevi um pouco sobre as experiências que tive com a música durante a minha infância e claro que muitas coisas ficaram de fora do texto, pois me sentiria até envergonhado em contar algumas das minhas façanhas musicais, entre elas, imitar um famoso cantor da época que sempre se apresentava na televisão, com trajes meio ciganos, cheio dos enfeites.

No dia 12, o grupo Ternamente Eclético se apresentou no Auditório do Sesc  em duas sessões completamente lotadas, com crianças de todas as idades. Esta apresentação foi pensada para levar todos os adultos de volta à infância, com os temas do Pica-Pau, Pantera Cor de Rosa e alguns temas dos Saltimbancos e Arca de Noé e também para agradar as crianças mais novinhas com as músicas do Rei Leão, Pequena Sereia e a Bela e a Fera. Além das músicas, o público pode assistir projeção de imagens dos desenhos e musicais, tornando tudo ainda mais bonito e emocionante.

Para mim foi mais uma experiência muito gratificante. Fico muito feliz quando vou tocar e vejo que as crianças estão ouvindo com atenção, os olhinhos brilhando, várias delas cantando junto. Quando proporcionamos às crianças atividades que sejam pensadas para elas, não há como não gostarem e muitas delas buscam até mesmo interagir com os artistas. Num apresentação musical tradicional, isto não é muito legal, mas quando é dedicado às crianças, que elas participem mesmo !

Nos 22 anos que trabalhei do Teatro Municipal de São Paulo tive algumas experiências muito legais com público infantil. Fizemos muitas apresentações que foram produzidas especialmente para elas, com o uso de muitos recursos visuais tornando tudo muito mágico. Num concerto formal, no qual o público fica sentado vendo vários músicos tocando seus instrumentos, mesmo que a música seja maravilhosa, pode ser meio entediante para as crianças então quando são acrescentados alguns pequenos recursos, esta apresentação se transforma em algo diferente e passa a chamar a atenção, tornando tudo mais interessante e legal.

Me lembro do Teatro Municipal de São Paulo completamente lotado de crianças nas récitas da Ópera João e Maria, de Hengelbert Humperdink, em todas as apresentações em que a orquestra tocava junto com a Cia Imago, que fazia as performances de teatro de luz negra no palco, proporcionando momentos de magia e encantamento a todo o público. Além destas apresentações, os professores da orquestra faziam apresentações didáticas, dando a oportunidade a várias crianças de verem e ouvirem uma orquestra. Lembranças muito boas e felizes.

E para minha alegria, logo depois que fui chamado para ingressar na Orquestra Sinfônica  de Piracicaba, o Maestro Jamil Maluf me convidou para apresentar o espetáculo ABC do DOREMI, que foi criado numa parceria entre a OSP e a Secretaria Municipal de Educação. Neste espetáculo desenvolvido especialmente para as crianças da rede municipal de ensino, os músicos tocam e em vários momentos são feitas explicações sobre a orquestra, os instrumentos, o maestro e são respondidos muitos “por ques” !!

Estes espetáculos didáticos são apresentados sempre na véspera dos concertos oficiais da OSP, no período da manhã para os alunos da rede municipal de ensino, mas por ser o mês das crianças, todo o público terá a oportunidade de assistir este trabalho que é realizado com tanto carinho e muito bom humor. No próximo dia 25 de Outubro, às 20h teremos uma apresentação extra do ABC do DOREMI aberta para todos os interessados lá no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. A entrada será gratuita. Não percam a oportunidade de ir com suas crianças ao teatro, ouvir boa música, aprender coisas novas e dar boas risadas.  Será um momento realmente muito gostoso.

Se quiser um momento para ouvir boa música e recuperar energias para enfrentar a semana, acompanhe o programa “Opus 105,9”, todos os Domingos, das 20 às 21:30h pela Rádio Educativa FM de Piracicaba – 105,9 e o programa “Clássicos ao Cair da Noite”, todos os Domingos, das 21 às 22h pela Rádio Educadora AM de Piracicaba – 1060.

 

Luis Fernando F. Dutra

Luis Fernando F. Dutra

Luís Fernando F. Dutra é violinista, professor e maestro | Whatsapp : (19)99816-0509 | E-mail : luisfernandofischerdutra@gmail.com | Facebook : www.facebook.com/profile.php?id=100011059385474

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados