Entenda a diferença entre faceta e lente de contato

Especialista Vanessa Tramontino fala sobre o procedimento que você pode fazer pra conquistar o sorriso de celebridade.

06/11/2018 | 14:00
Última atualização: 06/11/2018 | 14:19

Neymar Júnior aderiu a lente de contato dental/Foto: Reprodução Instagram

Lentes de contato e facetas em porcelana. Esse é o nosso assunto de hoje.

Elas são as responsáveis pelos sorrisos exuberantes de muitos famosos, principalmente por permitirem um resultado relativamente rápido e muito estético!

Atualmente, há diversos métodos e sistemas cerâmicos em Odontologia. Cada caso deve ser avaliado cuidadosamente e indicado pelo seu dentista. Para a indicação do sistema a ser utilizado, deve ser levado em consideração o resultado esperado, a situação do dente que receberá o tratamento, o planejamento financeiro, entre outros detalhes individuais.

E quais as principais diferenças entre lentes de contato, facetas e coroas em cerâmica?

Em resumo, a espessura é a principal DIFERENÇA entre esses TRÊS tipos de cerâmicas.

As Lentes de Contato são as mais delicadas. Apresentam espessura bastante fina, sendo portanto indicadas para pequenas alterações dentárias como por exemplo, clarear um pouco mais os dentes (além do resultado alcançado pelo clareamento dentário), remoção de pequenas manchas ou imperfeições dentárias ou para ganhar um maior volume no sorriso. Nesse caso elas não são  indicadas para alterações em posicionamento ou mesmo para alterações de cor mais significativas.

As Facetas apresentam espessura média, sendo mais utilizadas para correções de alinhamento e cor, se comparadas às lentes de contato.

As coroas são as mais espessas, e envolvem todo o dente a ser tratado. São indicadas para situações mais complicadas, quando já há perda significativa de estrutura dentária ou para quando se deseja grandes alterações estéticas (sejam elas relacionadas ao posicionamento ou à cor).

Independentemente de qual for a indicação para o seu caso, as cerâmicas odontológicas podem ser grandes aliadas na hora em que se deseja uma mudança estética no sorriso! Elas são as melhores ferramentas para mimetizar a textura e o brilho dos dentes naturais, além de apresentarem excelente estabilidade (são muito resistentes ao manchamento e ao desgaste dos dentes).

Se procura por um sorriso mais harmonioso, não deixe de conversar com seu dentista sobre as Cerâmicas Odontológicas.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida permaneço à disposição!

Um abraço!

Dra. Vanessa Tramontino

Dra. Vanessa Tramontino

Cirurgiã-Dentista formada pela FOP/UNICAMP em 2005; Mestre e Doutora em Prótese Dentária (UNICAMP); Especialista em Prótese Dentária (UNICAMP); Especialista em Implantodontia (UNICAMP); Habilitada em aplicação de Toxina Botulínica e Preenchimento (UNICAMP). | www.vanessatramontino.com.br

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados