Dicas saudáveis podem salvar seu Carnaval 

Alimentos podem dar energia. Para não perder o pique e manter a saúde em dia, nutricionista traz algumas dicas e a receita de um suco energizante.

09/02/2018 | 08:00
Última atualização: 08/02/2018 | 19:37

Foto: Banco de imagens (Pixabay)

A alimentação durante o Carnaval exige uma atenção especial. Para garantir energia durante toda a folia, é preciso se preparar. E é possível mesmo nesses dias, fazer refeições balanceadas, ricas em alimentos de fácil digestão e livre de pratos gordurosos. Veja agora algumas sugestões simples e eficientes:

Café da manhã
Não deixe de fazer um café da manhã reforçado antes de sair de casa, com bastante nutrientes pra garantir a energia do folião. Pães integrais com grãos, castanhas e sementes são as melhores opções, assim como batata-doce e inhame cozidos. O ideal é que as frutas sejam sempre acompanhadas de sementes como chia ou linhaça. Importante que essas sementes sejam trituradas.

Durante a folia não dá pra esquecer dos lanchinhos. Aí vale um pacotinho com castanhas, pedaços de coco, frutas desidratadas, água de coco e barrinhas de proteína.

Almoço/Jantar
Evite alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa. A digestão fica lenta e causa sensação de estufamento e moleza, prejudicando a mobilidade do corpo.  Prefira carnes de mais fácil digestão como frango e peixe. Também não podem faltar saladas e arroz integral que ajuda a liberar energia aos poucos.

E fica o alerta: Os lanches com molhos, maionese e frios não são recomendados pois estragam com facilidade. Fique longe também dos lanches produzidos por locais de procedência duvidosa. Sem uma boa higiene, o bom e velho churrasquinho, cachorro-quente, queijo-coalho e as frituras, podem ter diversos microrganismos que fazem mal à saúde.

Não vamos esquecer das Bebidas preparadas na rua, em que a água ou o gelo não são confiáveis, todas devem ser evitadas.

O álcool pode ser consumido com moderação para não é estragar a festa! Uma boa dica para quem não abre mão das bebidas, é intercalar com água, água de coco ou sucos na proporção de dois copos para um, isso evita inclusive os sintomas de ressaca. Os energéticos ajudam a manter o fôlego durante a folia, mas podem se tornar uma ameaça à saúde se misturados com álcool.

Para obter mais energia
Açaí: Ajuda a aumentar a disposição, é rico em antioxidantes e boas gorduras. Dê preferência pela versão natural e acrescente frutas e granola.

Agora vai uma receitinha fácil de suco energizante pré festa:
Ingredientes
1 colher (sopa) de beterraba ralada
1 colher (sopa) de cenoura ralada
1 copo de água de coco
Caldo de 1 laranja
1 colher (sobremesa) de chia ou linhaça

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em um copo com duas pedras de gelo

São dicas simples e fáceis de seguir que podem ajudar a tonar a folia bem mais divertida, sem ter aquela temida dor de cabeça e os indesejados quilinhos a mais.

BOA FOLIA!

Vânia Beletate

Vânia Beletate

Nutricionista, Pós-graduada em Nutrição Clínica, Nutrição Funcional e Nutrigenômica e Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP) | Contato: (19) 99743-2375

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