Copa Saudável: dicas de alimentação para você bater um bolão

A nutricionista Vânia Beletate separou algumas dicas simples que podem ajudar quem não abre mão de quitutes durante os jogos da Copa do Mundo.

27/06/2018 | 12:43
Última atualização: 27/06/2018 | 12:43

Foto: Banco de imagens (Pixabay)

Que os jogos da Copa do Mundo são uma festa e reúne os amigos, todo mundo já sabe. E também reúne aquelas comidinhas especais, amendoim, pipoca, aquele churrasquinho, refrigerantes, bebidas em geral.

Não parece, mas tudo isso contribui para o ganho de peso, alterações intestinais e falta de energia durante as atividades físicas. Com orientação e moderação, é possível não colocar a dieta em risco, e ainda de quebra torcer pelo Brasil.

Separei algumas dicas simples que podem ajudar nesse momento de alegria.

  1. Coma algo saudável antes de encontrar os amigos. Se vai ver o jogo junto com os amigos, não chegue lá com fome, já que a chance de exagerar nos petiscos calóricos é maior. Se alimentar com alguma coisa saudável ajuda a controlar a fome e a fazer melhores escolhas.
  2. Aprenda fazer trocas saudáveis. Cuidado com salgadinhos, frituras. Se não conseguir fugir dos salgadinhos, pelo menos tente escolher os assados que tem menos gordura. Prefira patês de queijos magros, pipoca, milho cozido, ovinhos de codorna, palmito, espetinhos de legumes.
  3. Se for optar por churrasco, não deixe de comer saladas, pois elas dão sensação de saciedade. Prefira as carnes magras assadas, do que linguiças e pancetas.
  4. Cuidado com as bebidas alcoólicas. Um grama de álcool tem 7 Kcal, quase o dobro de calorias que os carboidratos e as proteínas fornecem. Além disso, a bebida alcoólica geralmente é misturada com açúcar ou outra bebida adocicada. Por isso beba com moderação e adote o bom e velho hábito de alternar cada dose de álcool com uma garrafinha de agua.
  5. E o mais importante: Volte a rotina saudável de alimentação assim que possível.

Com essas dicas é possível participar das comemorações sem perder o foco na saúde!

Vânia Beletate

Vânia Beletate

Nutricionista, Pós-graduada em Nutrição Clínica, Nutrição Funcional e Nutrigenômica e Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP) | Contato: (19) 99743-2375

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