Como ajudar um amigo desempregado

A crise deixou um conhecido sem emprego? Conheça as sugestões da coaching Melissa Oliver e aprenda a lidar com a situação.

15/12/2017 | 08:00
Última atualização: 15/12/2017 | 11:16

Foto: Banco de imagens (Pixabay)

Imagino que alguns devam estar pensando agora: “A melhor ajuda para um amigo ou familiar desempregado é uma vaga de emprego!”. Sim, é claro que sim.

No entanto, se esse tipo de ajuda não está ao seu alcance, há outras formas de fazer algo positivo nesse momento tão delicado.

Tentar consolar ou animar um profissional desempregado, na maioria das vezes, é uma tarefa inútil. Dependendo das responsabilidades que essa pessoa tem e do tempo que ela está à procura de uma recolocação, repetidas tentativas de consolo podem ter efeito contrário e deixá-la ainda mais desanimada ou fragilizada.

Frases como: “Vai dar tudo certo”, “Não perca a esperança” ou “O importante é não desistir” pode ser tudo o que uma pessoa desempregada não quer ouvir, especialmente se tem pilhas de contas para pagar e nenhum dinheiro entrando.

Muitas vezes a melhor ajuda é o acolhimento mesmo, que pode acontecer de várias maneiras:

1)   O ditado “não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você!” é bem útil nessas horas. Coloque-se no lugar dessa pessoa antes de alguma ação que possa denotar piedade ou julgamento, isso é muito ruim para a autoestima.

2)   Apenas ouvir, deixando a pessoa desabafar mesmo, sem interrompê-la ou tentar minimizar o sofrimento dela. Falar com a alguém (e ter a certeza de não estar sendo julgado) dá uma sensação muito reconfortante de acolhimento.

3)   Convidá-la para sair, passear, tomar um café, caminhar, enfim, algo que demonstre que ela ainda pertence ao seu círculo, pois o sentimento de exclusão é comum e bastante angustiante para quem está fora do mercado de trabalho.

4)   Inseri-la na sua network, convidando-a para eventos onde ela possa conhecer outras pessoas e manter a rede dela ativa também.

5)   Colocá-la a par dos acontecimentos e últimas novidades do mercado de trabalho (especialmente se vocês trabalharem em áreas similares). Isso poderá estimulá-la a ter novas ideias e insights.

Quer saber mais? Acesse o site da Melissa Oliver.

Melissa Oliver

Melissa Oliver

Coaching com psicodrama para carreira, individual e em grupo e coaching para gestores e desenvolvimento de lideranças | www.melissaoliver.com.br

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados