Coaching não é terapia (mas pode ser terapêutico!)

Ambos são valiosos para o entendimento pessoal e até complementares em alguns casos. Confira a nova coluna do PIRADIGITAL assinada pela coaching Melissa Oliver.

24/11/2017 | 11:20
Última atualização: 24/11/2017 | 11:06

Foto: Divulgação

Percebo que nos últimos anos essa diferença está ficando mais clara aqui no Brasil. De qualquer forma, sempre é bom lembrar que o processo de coaching NÃO É terapia e NÃO SUBSTITUI terapia.

No entanto, a confusão entre as duas abordagens é compreensível, pois o coaching pode sim ser terapêutico.

Por esse motivo, acredito que uma breve explicação etimológica pode esclarecer um pouco mais a diferença entre ambas as abordagens.

Vamos lá: a palavra terapia vem do grego therapeia e significa ato de curar ou ato de . Pois bem, quando uma pessoa passa por um processo de autoconhecimento, ela experimenta o bem estar de encontrar o seu centro, o seu equilíbrio e, consequentemente, o seu rumo. E isso é terapêutico.

Na verdade, a experiência de autoconhecimento é libertadora.

Como a origem da palavra revela: a pessoa se restabelece ela encontra dentro de si saídas saudáveis que não sabia ser capaz de alcançar.

Esse sentimento de se restabelecer e de encontrar o seu rumo também pode ser encontrado de outras formas, em outras intervenções, como o exercício físico e a meditação, por exemplo.

A terapia, por sua vez, é uma intervenção mais profunda, mais ampla e, portanto, mais longa que o coaching. A terapia pode contemplar todos os aspectos da vida da pessoa: trabalho, amor, sexualidade, passado, presente e expectativas de futuro. E logicamente, ela proporciona o sentimento libertação por também ser terapêutica.

Acredito que podem ser intervenções complementares. Muitas pessoas me procuram por indicação do terapeuta para trabalhar algum aspecto pontual da vida profissional. Em contrapartida, indico terapia para os clientes que precisam ir mais fundo em questões pessoais que o coaching não alcança.

Concluindo, coaching não é terapia, mas pode ser terapêutico.

Quer saber mais? Acesse o site da Melissa Oliver.

 

Melissa Oliver

Melissa Oliver

Coaching com psicodrama para carreira, individual e em grupo e coaching para gestores e desenvolvimento de lideranças | www.melissaoliver.com.br

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados