Alimentação na gestação

Durante a gestação, a responsabilidade quanto ao que comer aumenta. Confira as dicas da profissional Barbara Boffo.

02/10/2018 | 15:00
Última atualização: 02/10/2018 | 14:43

Foto: Banco de imagens (Pixabay)

A gravidez é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher e uma ótima hora para se pensar em alimentação saudável, pois não só a mãe se beneficia, como também, e principalmente, o bebê.

É natural que o peso aumente na gravidez, devido à formação da placenta, líquido amniótico e o crescimento do bebé. O ganho exagerado de peso na gravidez não só torna mais difícil perder os quilinhos após o parto, como também aumenta os riscos de complicações durante a gestação. Para o bebe, pode causar um peso elevado ao nascimento, o que mais tarde pode gerar obesidade infantil e complicações na vida adulta.

Uma mamãe bem nutrida fornece todos os nutrientes necessários e proporciona as condições ideais para o desenvolvimento de seu filho. Além disso, com uma alimentação equilibrada, a mãe pode diminuir os riscos de diabetes gestacional e hipertensão, além de evitar os terríveis desconfortos típicos deste período (enjoos, constipação intestinal, etc).

Durante a gravidez, as necessidades nutricionais aumentam, para promover o crescimento e desenvolvimento do bebe, porém aquela antiga frase que diz que as gravidinhas devem comer por dois, não passa de um mito! Para que o bebe tenha um bom desenvolvimento é necessário um acréscimo de apenas 300 calorias na alimentação diária.  Para isso, a futura mamãe deve fazer pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia, evitando ficar mais de três horas sem comer, para que o estômago não fique vazio por muito tempo e, desta forma, diminuir as náuseas, vômitos, fraquezas ou desmaios.

A gestante deve consumir todos os dias pelo menos quatro porções de hortaliças no almoço e jantar e três porções de frutas nas sobremesas e lanches. Esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais e fibras, que auxiliam a formação saudável do bebê, além de manter a saúde materna.

A alimentação saudável deve ocupar lugar de destaque na vida de uma gestante, afinal, carregar no ventre uma nova vida é uma bênção inexplicável (Falo isso por experiência própria).

Barbara Boffo

Barbara Boffo

Barbara Boffo | Nutricionista clínica | Clínica Onodera Piracicaba (19) 2534-1630.

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados