Sinfônica de Piracicaba interpreta Dvorák e Nielsen

As apresentações no Teatro do Engenho têm entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos no local até 30 minutos antes das apresentações. 

28/09/2018 | 12:30
Última atualização: 28/09/2018 | 10:48

Foto: Leko Machado.

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) realiza no sábado (29), às 17h30 e 20h, o oitavo concerto da Temporada 2018. Sob a batuta do diretor artístico e regente titular Jamil Maluf, o conjunto apresenta obras de Dvorák e Carl Nielsen e tem como solista, ao violino, Cármelo de Los Santos. As apresentações no Teatro do Engenho têm entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos no local até 30 minutos antes das apresentações.

Cármelo de Los Santos será solista do “Concerto para violino e orquestra em lá menor op.53”, criado em 1879 pelo compositor tcheco Antonín Dvořák e que teve sua estreia em 1883, em Viena e Londres. “É uma das obras mais populares e mais frequentemente realizadas de Dvořák. É parte essencial do repertório internacional de violinos”, diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e titular da OSP e que também é regente titular da Orquestra Experimental de Repertório, no Theatro Municipal de São Paulo.

A segunda peça é a “Sinfonia n. 1 em sol menor Op. 7”, escrita pelo dinamarquês Carl Nielsen entre 1891 e 1892 e que teve sua estreia em Copenhagen, em 1894, quando o artista ainda era desconhecido em seu país e tinha 27 anos. “É um trabalho de energia juvenil e cuja estrutura musical é surpreendente”, avalia Jamil Maluf. “Carl Nielsen é um dos mais prestigiados compositores da Dinamarca, onde chegou até a estampar a cédula de maior circulação. Mas, em alguns locais, sua música ainda é desconhecida, a ponto de Nielsen ser classificado como o compositor mais subestimado do século 20”, completa o maestro.

Aos 16 anos, Cármelo conquistou a mais prestigiada competição de música no Brasil, o Prêmio Eldorado, em São Paulo. Tem se apresentado como solista convidado de mais de 40 orquestras no Brasil e no exterior. Ele obteve o diploma de bacharelado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o mestrado na Manhattan School of Music e o doutorado na University of Georgia, nos Estados Unidos. Atualmente, é professor titular na Universidade do Novo México, em Albuquerque (EUA), e toca num violino Carl Becker, 1929.

A apresentação das 17h30 começa com a palestra O Meu Concerto de Hoje, em que a plateia tem a possibilidade de conhecer de perto detalhes e curiosidades sobre as peças, além da oportunidade de participar de bate-papo descontraído com o maestro. Em setembro, estava prevista a apresentação do violinista William Hagen como solista, que, no entanto, teve de ser cancelada, sendo Cármelo de Los Santos o convidado para a substituição.

As apresentações da Temporada 2018 são realizadas com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), copatricínio do Grupo Pizzinatto e das Indústrias Marrucci, apoio institucional da Empem, Oscip Pira 21 e Cultura Artística, e apoio de mídia da Rádio Educativa FM, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba. Os patrocínios e copatrocínios se dão por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo.

Além dos concertos mensais gratuitos, a OSP promove três projetos pedagógicos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação: o ABC do Dó, Ré, Mi, mescla de show com concerto, em que são costurados música e teatro, com o roteiro ancorado na linguagem do humor; o Música nas Escolas, em que quartetos de cordas, madeiras e metais visitam escolas da rede municipal; e o Pequena Grande Orquestra, de ensino musical a 30 crianças da Escola Olívia Capranico, no Mário Dedini.

Evento conta com patrocínio da Raízen, Hyundai, Caterpillar e Oji Papéis Especiais. A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria da Ação Cultural e Turismo).

Serviço:
O que: Orquestra Sinfônica de Piracicaba.
Quando: Sábado (29 de setembro).
Horário: às 17h30 e às 20h.
Onde: Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho (avenida Doutor Maurice Allain, 454, Vila Rezende).
Entrada gratuita.
Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br e (19) 3413-5212.

 

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados