Recifense ganha prêmio Júri Popular do 45º Salão Internacional de Humor

Rodrigo Minêu faturou prêmio que leva o nome de Alceu Marozzi Righetto, um dos fundadores do Salão em Piracicaba; a votação foi realizada via internet.

27/09/2018 | 13:30
Última atualização: 27/09/2018 | 11:41

Foto: Divulgação SemacTur.

Ganhador de importantes prêmios em festivais no Brasil e no mundo, o recifense Rodrigo Minêu conquistou em Piracicaba, o Júri Popular Alceu Marozzi Righetto, do 45º Salão Internacional de Humor, no valor de R$ 5.000. No cartum que também levou a menção honrosa, o artista retratou a dificuldade que as mulheres enfrentam numa sociedade machista. A obra e outras 426 poderão ser vistas na mostra principal que ficará aberta até o dia 14 de outubro, no Armazém 14, Engenho Central, com visitação às quintas e sextas, das 9h às 17h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.

Participante de salões de humor, o artista que coleciona 40 prêmios, explica que o prêmio deste ano marca o seu início oficial no cartunismo. “Geralmente mando de três a seis trabalhos por ano, para o Salão de Piracicaba, desde 2003. A primeira vez que fui selecionado foi em 2006. O Júri Popular é o 5º prêmio que recebo em Piracicaba. Um orgulho, pois este evento é um patrimônio cultural do nosso país e esses prêmios me motivam a melhorar cada vez mais”.

Rodrigo conta que sempre gostou de HQs, mas, por ser um desenhista lento, optou pelos cartuns. “Eles me permitiam contar uma história, desenhando apenas um quadro. Sempre tento inserir alguma crítica social nos meus cartuns. O desenho que me garantiu o prêmio no 45º Salão de Humor de Piracicaba, fala das dificuldades das mulheres com menos opções de trabalho, salários mais baixos, menos concessões, oportunidades, falta de respeito, assédio, entre outros problemas que tornam a relação ainda bastante desigual”.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, o Salão é um dos grandes incentivadores do pensamento crítico, através do humor gráfico. “Uma linguagem universal que alcança todo o mundo. Prova disso, é a crescente participação internacional na edição de 2018”, ressalta.

A edição deste ano contou com a inscrição de 2.638 trabalhos assinados por 201 artistas de 53 países. Desses, 427 obras de 201 artistas de 30 países foram selecionadas e estão expostas na mostra principal do Salão.

Foto: Divulgação SemacTur.

Prêmios 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

O brasileiro Luiz Carlos Fernandes, caricaturista e escultor venceu o Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro. O melhor do cartum ficou com o brasileiro Cau Gomez, que retratou o drama dos refugiados.

Oguz Gurel, da Turquia conquistou o melhor das tiras. A charge vencedora foi do sérvio Spiro Radulovic, retratando um exército em guerra nas redes sociais. Aos brasileiros Douglas de Souza Vieira e Francisco Crocomo couberam os prêmios da Câmara de Vereadores de Piracicaba e Águas do Mirante, respectivamente.

Os prêmios temáticos de Assédio e Saúde Unimed foram para o ucraniano Vladimir Kazanevsky, com um retrato do assédio envolvendo crianças e para o mexicano Angel Boligan Corbo, que retratou a dependência digital.

As menções honrosas também foram conquistadas por brasileiros: Alberto Ribeiro Palmieri, vencedor da categoria charge; Alexandre Alves Franco, com o trabalho temático sobre Assédio; André Farias e Marco Merlin, na categoria tiras e Rodrigo Mineu, no cartum.

O ucraniano Vladimir Kazanevsky foi contemplado com menção honrosa na categoria cartum. Shahrokh Heidari, da França, levou a menção pela temática Assédio. Em caricatura foi escolhido o indiano, Shankar Pamarthy. Vasco Gargalo de Portugal conquistou menção honrosa pela charge e o peruano Walter Toscano, pela caricatura.

Os prêmios totalizaram R$ 55 mil, distribuídos entre os vencedores das categorias charge, cartum, caricatura, tiras/histórias em quadrinhos e o prêmio temático; o Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro e outros como o de Júri Popular Alceu Marozi Righetto, Câmara Municipal de Piracicaba, exclusivo para a categoria caricatura, Saúde Unimed para trabalhos com a temática Saúde e o prêmio Águas do Mirante.

Serviço:
O que: 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Onde: No Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454, Piracicaba.
Quando: Visitação de quinta a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Até 14/10. Informações: (19) 3403-2615, (19) 3403-2620, (19) 3403-2621 e (19) 3403-2623. Programação completa no site salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/.

 

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados