Pianista português se apresenta em Piracicaba

Recital Internacional de Piano será nessa sexta-feira (24 de agosto).

24/08/2018 | 16:48
Última atualização: 24/08/2018 | 16:48

Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira (24), às 19h30, o pianista português Bernardo Santos se apresenta na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle. Os ingressos para participar do Recital Internacional de Piano custam R$30 (inteira) R$15 (meia e antecipado). Além do recital, Santos também irá ministrar uma masterclasses no sábado (25 de agosto) das 9h às 11h na Empem. O evento é gratuito e para participar é necessário se inscrever na secretaria da Empem até até essa sexta-feira. As vagas são limitadas.

Bernardo Santos iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade na classe da professora Klara Dolynay, em Coimbra, tendo concluído, em 2013, o 8º grau com a classificação máxima. Também frequentou a Universidade de Aveiro com o professor Álvaro Teixeira Lopes, tendo sido galardoado com o Prêmio Município de Aveiro, atribuído ao melhor aluno do curso de música da Universidade de Aveiro a terminar esta licenciatura.

Na vertente de Música de Câmara, estudou com o pianista e compositor António Chagas Rosa. Terminou recentemente a componente de piano relativa ao seu Mestrado com classificação máxima (20 valores). Concluiu também estudos de pós-graduação com o pianista Josep Colom no Conservatori del Liceu, em Barcelona. A nível de investigação, Bernardo Santos tem realizado estudos sobre a obra de Frederico de Freitas, sendo responsável pela edição crítica e publicação do Tema e Variações deste compositor.

Desde o início dos seus estudos, participa regularmente em concursos nacionais e internacionais. Destacou-se no Concurso Internacional do Conservatório Russo Alexander Scriabin (Paris), onde recebeu o 3º prêmio, em 2013, na categoria superior e o prêmio Outstanding Soloist do concurso e festival Mastering the Concerto, na Bulgária, em 2017.

Tem participado também em masterclasses de pianistas de renome internacional, tais como Aquilles Delle Vigne, Artur Pizarro, Boris Berman, Carles Lama, Deniz Arman Gelenbe, Dubravka Tomsic, Guigla Katsarava, Jun Kanno, Luiz de Moura Castro, Manuela Gouveia, Mattia Ometto, Nancy Lee Harper, Pamela Mia Paul, Paul Badura-Skoda e Yi Wu.

Bernardo Santos teve a oportunidade de se apresentar em concerto com a Vidin State Philarmonic Orchestra, Orquestra de Cordas da Universidade de Aveiro, Orquestra Clássica do Centro e Orquestra Filarmonia das Beiras, tendo tocado sob direção dos maestros António Vassalo Lourenço, Artur Pinho Maria, Bruno Martins, Charles Gambetta, David Wyn Lloyd e Kira Omelchenko.

Apresentou-se em recitais por todo Portugal, em salas como o Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, Museu Nacional da Música, Palácio Foz, Teatro Municipal de Portimão e Teatro Rivoli. Foi ainda convidado para tocar em países como Alemanha, Brasil, Bulgária, Inglaterra, Irlanda e Suíça, destacando-se os recitais na Casa Museu Pancho Vladigerov (Sófia), no National Concert Hall (John Field Room), no Royal Albert Hall (Elgar Room) e na Tonhalle Düsseldorf.

Recentemente, apresentou um recital em direto para a rádio Antena2, no Auditório do Liceu Camões. Foi um dos artistas convidados para o II Festival Internacional de Jovens Pianistas, em Amarante e foi o Artista Residente 2017 da Fundação Dionísio Pinheiro, em Águeda. A nível de música de câmara, tem-se apresentado em concerto com vários artistas André Lacerda, André Piolanti, David Wyn Lloyd, Diego Caetano, Nuno Faria, Svetlana Rudenko e Tiago Melo. Participou também no projeto “Curtas” do guitarrista e compositor Israel Costa Pereira, culminando na gravação de um CD.

A partir de Setembro de 2018, Bernardo Santos frequentará o Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, em Londres, de modo a realizar um diploma de artista, sendo bolseiro desta universidade, da Fundação Dionísio Pinheiro e da Fundação GDA.

 

 

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados