Pasquim Bar & Prosa lança Salão de Humor de Piracicaba

Evento oficial acontece hoje (7 de agosto), na Vila Madalena, em São Paulo (SP).

07/08/2018 | 10:03
Última atualização: 07/08/2018 | 10:03

O 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP) será lançado oficialmente hoje (7 de agosto), às 19h, no Pasquim Bar & Prosa, Vila Madalena. O local reconhecido como ponto de encontro de artistas foi inspirado no polêmico tablóide que alterou o jeito de relatar os fatos políticos e sociais da década de 70, que também ficou conhecido por colaborar com o projeto de criação do Salão em Piracicaba.

O evento contará com a participação de caricaturistas de plantão, Homens Bomba que desenharão até explodir, registrando todos os momentos. Na oportunidade também serão autografados trabalhos expostos no Salão de Piracicaba, como o cartaz do salão, recriação da cartunista Laerte que conquistou o primeiro lugar em 1974, e o banner em homenagem aos sambistas brasileiros, de autoria do atual presidente de honra e assíduo frequentador do Pasquim, Paulo Caruso.

O lançamento terá a presença da secretária da Ação Cultural e Turismo de Piracicaba, Rosângela Camolese, representantes da comissão organizadora do Salão, além de artistas que celebrarão o papel do humor, como liberdade de expressão.

História
Criado no final dos anos de 1960, o Pasquim foi um semanário alternativo brasileiro que foi se tornando cada vez mais politizado à medida que aumentava a repressão da ditadura, principalmente após a promulgação do repressivo ato AI-5. Com isso, a publicação se tornou uma espécie de porta-voz da indignação social brasileira.

Já o Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974 e, inicialmente, contava com a colaboração dos cartunistas Millôr Fernandes, Jaguar, Henfil, Ziraldo, Paulo e Chico Caruso e Angeli, entre outros que, além de integrarem a equipe do Pasquim, passaram pelo evento.

Serviço
Lançamento 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Local: Pasquim Bar & Prosa (Rua Aspicuelta, 524, esquina com Fradique Coutinho, Vila Madalena, São Paulo)
Data: terça-feira (7 de agosto)
Horário: 19h

 

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados