Observatório tem programação especial na sexta-feira (27)

Iniciativa visa atender público para observar o eclipse total da Lua e a oposição do planeta Marte.

26/07/2018 | 12:00
Última atualização: 26/07/2018 | 10:21

Foto: Fernanda Schmidt (Prefeitura de Piracicaba)

O Observatório Astronônico de Piracicaba Elias Salum (Oapes) terá programação especial na sexta-feira (27 de julho), a partir das 18h, para observação do eclipse total da Lua e a oposição do planeta Marte.

A primeira atração será do eclipse total da Lua, que deve ter duração de 103 minutos. Será o mais longo do século. Outra característica é que a Lua estará no apogeu – maior distância à Terra -, enquanto a Terra estará no afélio – maior distância ao Sol.

Os horários do eclipse indicam que no Brasil somente será visto o fim da totalidade, às 18h13. As outras fases, saída da Lua da umbra às 19h19 e a saída da penumbra às 20h28 poderão ser acompanhadas em sua plenitude.

Na sequência, Sol, Terra e Marte estarão alinhados o que se denomina oposição. Nessa posição, Marte estará distante da Terra 57.900.000 km na constelação de Capricórnio. “Ele estará mais brilhante que Júpiter, que também se está visível bem como os planetas Vênus e Saturno. Uma oportunidade única em poder ver no céu quatro planetas ao anoitecer”, disse o coordenador do OAPES, Nelson Travnik.

Em razão desses eventos, o Observatório terá programação especial de observação das 18h às 22h. A visitação é gratuita. O Observatório fica no quilômetro três da rodovia Fausto Santomauro (SP- 127), que liga Piracicaba (SP) a Rio Claro (SP).

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados