Luciano Verdade lança seu quinto livro de poesias

Obra do professor do Cena/USP transita entre a ciência a literatura.

21/08/2018 | 12:30
Última atualização: 21/08/2018 | 14:22

Foto: Marcelo Basso.

Luciano Martins Verdade lançará ‘Lobos na porteira’, seu quinto livro de poesias, na quinta-feira, dia 23, na livraria Nobel do Shopping Piracicaba. A obra traz reflexões poéticas do professor da Universidade de São Paulo (USP) e que trabalha no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena). Na semana passada, dia 16 de agosto, o lançamento aconteceu na Livraria da Vila, em São Paulo.

Local de encontro entre a história natural e a história humana, a porteira é o lugar em que ambas modificam-se nesse contato. Onde a expansão humana domestica o selvagem numa espécie de pax humana e o selvagem ressurge no interior do ser humano.

Esse é o ponto de partida para as reflexões poéticas do autor, cientista que atua nessa área de conflito entre a produção e a conservação biológica ou entre o doméstico e o selvagem, ou ainda, e porque não dizer, entre o profano e sagrado.

Autor de mais de 150 artigos científicos, além de livros técnicos sobre o tema, Luciano trata dos mesmos assuntos, mas com uma linguagem poética, intimista e, às vezes, existencialista e irônica. Suas reflexões poéticas remetem à solitária porteira onde mundos conflitantes se encontram.

Ao abrir essa porteira para cruzar ciência e arte, o autor lembra a todos que o mundo é um só e que o doméstico depende do selvagem tanto quanto o selvagem depende do doméstico. O lobo do homem e o homem do lobo são partes da mesma história evolutiva da vida no planeta.

Sobre  o Autor
Professor Associado da Universidade de São Paulo, Luciano Martins Verdade nasceu em São Paulo em 24 de abril de 1963. É agrônomo pela Esalq/USP e Ph.D. em Ecologia (Wildlife Ecology And Conservation) pela Universidade da Flórida.

Pesquisador reconhecido internacionalmente e autor de mais de 150 artigos científicos sobre a relação entre a biodiversidade e os seres humanos, tem também grande interesse em literatura, música e fotografia.

Suas Obras
‘A Cidade e o Rio’, seu primeiro livro de poemas, foi lançado em 1989. Depois vieram ‘Pedaços de Tempo’, em 2013; ‘Você não Verá’, em 2014; e ‘Poemas da Vida Acadêmica’, em 2016, fez um balanço de sua carreira profissional. Agora faz suas reflexões poéticas sobre o tema de sua pesquisa científica.

Recentemente, Luciano lançou dois livros por editoras alemãs. Applied Ecology and Human Dimensions, pela Springer, em 2014; e Biodiversity of Agricultural Landscapes of Southeastern Brazil, pela De Gruyter, em 2016.

Serviço:
Lançamento do livro ‘Lobos na porteira’, de Luciano Martins Verdade
Local: Livraria Nobel – Shopping Piracicaba
Data: 23 de agosto
Av. Limeira, 722 – Vila Resende, Piracicaba/SP
Horário: 19h às 21h30
Telefone: (19) 3403-2727

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados