Língua: vidas em português é exibido no Cine nos Bairros

Apresentação acontece no Museu da Imagem e do Som de Piracicaba. Entrada é gratuita.

20/03/2018 | 11:00
Última atualização: 20/03/2018 | 11:58

Foto: Pixabay.

Culturas e sotaques se encontram quando o assunto é língua portuguesa. O projeto Cine nos Bairros exibe gratuitamente nos dias 20 e 27/03, às 14h, no Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), na Estação da Paulista, o documentário Língua: vidas em português. O projeto é desenvolvido pela Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

O filme fala sobre o que há de comum entre indianos, japoneses, brasileiros e moçambicanos que vivem numa mesma região. A forma como expressam e se utilizam da língua portuguesa, carregada de sotaques e conceitos sociais, políticos e religiosos, para se comunicarem. Para relatar a vivência de populações a partir de culturas segmentadas, o documentário capta o movimento de um idioma através das fronteiras.

Os personagens anônimos ou célebres como José Saramago, João Ubaldo Ribeiro, Martinho da Vila, Mia Couto e o grupo Madredeus falam da realidade e das esperanças contidas na expressão lusófona – conjunto de identidades culturais existentes em países falantes da língua portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo.

A direção é de Victor Lopes, cineasta moçambicano de nacionalidade portuguesa que reside no Brasil há 25 anos. Em 2013, lançou o documentário “Serra Pelada”, a Lenda da Montanha de Ouro, com uma investigação aprofundada em relatos e imagens históricas, sobre o local que ficou conhecido como o maior garimpo a céu aberto do mundo.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, o objetivo do projeto Cine nos Bairros é contribuir com a diversidade do cinema em Piracicaba, trazendo títulos importantes produzidos no Brasil. “Trata-se de uma forma de oferecermos qualidade à nossa população, de forma gratuita”, explica.

Serviço:
Projeto Cine nos Bairros exibe Língua: vidas em português. Documentário. 105 minutos. Livre. Gratuito. Amanhã, dia 20/03 e 27/03, às 14h, no Museu da Imagem e do Som (Misp), na Estação da Paulista. Informações: 3436-0466.

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados