Jovens Músicos de Portas Abertas é lançado em Piracicaba

Projeto realiza masterclasses e Concertos Didáticos gratuitos.

24/10/2018 | 14:08
Última atualização: 24/10/2018 | 14:08

Foto: Silas Junior.

A Associação Amigos da Música de Piracicaba, lança o “Jovens Músicos de Portas Abertas” – uma série de masterclasses e Concertos Didáticos com objetivo de democratizar o acesso à cultura, à educação e à inclusão por meio da música, através do Projeto Concertos Jovens Músicos. A oportunidade é destinada para crianças de 7 a 14 anos de idade. As masterclasses têm as inscrições abertas a partir de 25 de outubro.

As atividades gratuitas são viabilizadas pelo Ministério da Cultura (MinC), Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura por meio da Lei Rouanet e Proac ICMS. O projeto conta atualmente com os patrocínios Ouro dos Supermercados Pague Menos, CCR AutoBan – empresa que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes e que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, Instituto CCR, patrocínios Prata da Caterpillar, Denso do Brasil e Usina Furlan, Copatrocínio: Candura e Café Morro Grande.

“Já temos um calendário com uma série de datas de aulas de instrumentos musicais e as crianças podem, inclusive, escolher participar como ouvinte da atividade do instrumento que mais tem afinidade”, explicou o coordenador do Projeto Jovens Músicos, maestro Anderson de Oliveira.

Nesse contexto, os alunos poderão escolher assistir as aulas dos seguinte instrumentos: flauta transversal, clarineta, trompete, trombone, trompa, violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo e processos teóricos. “É uma oportunidade única que temos a felicidade de oferecer para a cidade de Piracicaba. Pode ser uma primeira chance para que as crianças tenham um contato real com a cultura de qualidade e ainda realizarmos o nosso papel de inclusão social na comunidade, oportunizando ações como essas do Jovens Músicos de Portas Abertas e Concertos Didáticos”.

Acesse o site www.projetojovensmusicos.org.br para conferir a programação e horários das masterclasses. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail: contato@projetojovensmusicos.org.br, a partir de 25 de outubro.

Concertos Didáticos nas escolas públicas
De 25 de outubro a 9 de novembro, as crianças de seis escolas públicas da rede estadual de Piracicaba vão receber e poder participar dos Concertos Didáticos do Projeto Jovens Músicos.

De acordo com o maestro Anderson de Oliveira,  a expectativa é de atender mais de mil alunos. “Nesta atividade, as crianças poderão experimentar, conhecer e saber as funcionalidades dos instrumentos que serão disponibilizados pelo projeto. Para nós, é uma imensa alegria e satisfação poder levar essa experiência para a garotada”, declarou.

Em Piracicaba, as escolas estaduais Honorato Faustino, Mario Dedini, Moraes Barros, Mirandolina de Almeida Canto, Jaçanã Pereira Guerrini e Alcides Guidetti Zagatto já têm datas para participação.

Nos concertos didáticos, o público vai conferir um repertório com clássicos como Mozart, canções da música brasileira como Ernesto Nazareth e músicas mais conhecidas como Pantera Cor de Rosa, uma ampla mistura para desmistificar e aproximar as crianças da música de qualidade.

Confira a agenda dos Concertos Didáticos:

 25/10 (quinta-feira)

8 horas – Escola Estadual Mario Dedini – Rua Ricardo Pinto Cesar, s/n – Bairro Algodoal.

10 horas – Escola Estadual Honorato Faustino – Rua Edu Chaves, 914 – Bairro São Dimas.

01/11 (quinta-feira)

8 horas – Escola Estadual Morais Barros – Praça Jorge Tibiriça, s/n – Centro.

10 horas – Escola Estadual Mirandolina de Almeida Canto – Av. Dois Córregos, s/n – Piracicamirim.

08/11 (quinta-feira)

8 horas – Escola Estadual Jaçanã Pereira Guerrini – Rua Dr Paulo Pinto, 2769 – Vila Independência.

10 horas – Escola Estadual Alcides Guidetti Zagatto – Rua Heraldo Angeli, s/n – Jardim Esplanada.

Realização: Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Associação Amigos da Música de Piracicaba.

 

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados