Jornal sobre patrimônio cultural imaterial de Piracicaba é lançado

Material compõe a iniciativa cultural e  educativa contemplada pelo Fundo de Apoio à Cultura, da Prefeitura.

19/11/2017 | 10:10
Última atualização: 19/11/2017 | 09:22

Foto: Ricardo Miranda

O projeto “Educomunicação e Memória – O Patrimônio Cultural na Mídia” lançou, na manhã de sábado (18), no Museu Prudente de Moraes, o jornal “O Patrimônio Imaterial”, que aborda os bens imateriais de Piracicaba (SP), como expressões culturais tradições e costumes. O material compõe a iniciativa cultural e  educativa contemplada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Prefeitura de Piracicaba e Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

Com 12 páginas coloridas e em formato tablóide, o informativo foi produzido pelos participantes das oficinas de Educomunicação realizadas ao longo do projeto, que teve três módulos e contaram com a participação de alunos do ensino médio da EE Barão do Rio Branco, estudantes universitários, alunos de dança e outros profissionais. Todos passaram por um dos módulos, que foram realizados no Museu Prudente de Moras, Centro Cultural Zazá (Mario Dedini) e Estação da Paulista.

O objetivo do projeto é difundir a concepção de patrimônio cultural imaterial abrangendo as expressões culturais e as tradições, como os saberes, músicas, festas e danças populares. “Para isso é utilizada a metodologia da educomunicação, que promove o acesso democrático à produção e difusão de informação, facilita o ensino e aprendizado por meio do uso criativo dos meios de comunicação e promove a expressão comunicativa”, explica o coordenador do projeto, Rafael Bitencourt.

“O jornal é um dos produtos e foi possível após todo um processo formativo, realizado por profissionais multidisciplinares. Estamos muito felizes com o emprenho dos participantes, que resultou nesse material que traz, entre outras questões, a Festa do Divino, o dialeto ‘caipiracicabano’, o rap local e a paixão pelo XV de Piracicaba” completa Bitencourt.

 

Paixão pelo XV de Piracicaba é destaque na publicação/Foto: Thiago Stringe

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados