Inscrições abertas para o 2º Concurso de Caipirinha

Disputa faz parte da Festa do Peixe e da Cachaça de Piracicaba.

03/10/2018 | 15:15
Última atualização: 03/10/2018 | 14:53

Foto: Banco de imagens (Pixabay)

Abóbora, uvaia, pimenta e muitos outros ingredientes garantiram o sucesso do 1º Concurso de Caipirinha realizado em 2017, como novidade dentro da Festa do Peixe e da Cachaça, tradicional em Piracicaba (SP). Neste ano, o concurso vem com tudo e oferece aos apreciadores de bons drinques, a oportunidade de apresentar receitas saborosas, criativas e originais. As inscrições poderão ser feitas até o dia 19 de outubro, pelo e-mail concursocaipirinha@piracicaba.sp.gov.br ou portal da prefeitura, no qual também está disponível o regulamento do concurso. A escolha da melhor bebida da cidade será feita pelo júri de seleção, no dia 26, às 18h, no Museu do Açúcar, Engenho Central.

As receitas para o concurso devem ser criadas à base de cachaça cedida pelos expositores da 14ª edição da Festa do Peixe e da Cachaça (Bico Doce, Campanari, Docicana, D’Reis, Elisa, Piracicabana, Tiquara, Vô Nino, Vigário e Velho Jonas), limão, açúcar e gelo, com adição de qualquer outro ingrediente. Os jurados observam a escolha de taças ou copos, decoração com guarnições, postura, profissionalismo, organização, carisma e consistência dos coquetéis. Os ingredientes devem ser dosados durante a apresentação.

As caipirinhas são escolhidas e premiadas nas categorias profissional e amador, com uma cesta composta por artigos dos produtores de cachaça e patrocinadores, certificados de premiação no concurso e brinde dos expositores.

A ideia do Concurso de Caipirinha surgiu baseada na teoria sobre a origem dessa bebida que tanto atrai o paladar do piracicabano. De acordo com o Blog da Cachaça, embora não haja um registro oficial sobre a sua história, conta-se que a bebida foi encomendada por fazendeiros latifundiários como um drinque para festas, substituindo o uísque e o vinho importado. O seu nome faz alusão às pessoas (caipiras do interior) que bebiam o drinque, originalmente. Diz-se, ainda, que ela teria sido criada em terras piracicabanas.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, o concurso vem demonstrar o quanto a cultura piracicabana é forte em seus famosos atrativos gastronômicos. “No ano passado tivemos o prazer de degustar deliciosos drinques preparados por profissionais da coquetelaria e amadores que desempenharam o papel de produzir caipirinhas com ingredientes tão difenrenciados como a pimenta, a cana-de-açúcar e outros”, comenta.

Festa do Peixe e da Cachaça
A festa realizada há 14 anos tem o objetivo de fomentar e difundir a cultura de Piracicaba apresentando aos moradores e turistas, os famosos atrativos gastronômicos da cidade, o peixe e a cachaça. Além dos produtores de cachaça e restaurantes, as edições do evento também contam com a participação de cervejarias artesanais.

Serviço
Inscrições para o 2º Concurso de Caipirinha
Data: até 19 de outubro
Regulamento e ficha de inscrição disponibilizada no www.piracicaba.sp.gov.br ou diretamente na Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central), das 9h às 16h. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, anexar a receita da caipirinha, e enviar para o concursocaipirinha@piracicaba.sp.gov.br.
Informações: (19) 3403-2613

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados