Cedhu recebe Mapoteca para conservação de obras originais

Obras fazem parte do acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

03/03/2018 | 15:00
Última atualização: 05/03/2018 | 11:50

Foto: Flávia Silva Perez.

O Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu) oficializou , o recebimento da doação de uma mapoteca – um armário com gavetas que possibilitará a conservação dos trabalhos vencedores de todas as 44 edições do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O material foi doado pela Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (AHA) em conjunto com o Colégio Atlântico.

O evento contou com a presença do presidente da AHA, Adolpho Queiroz, o diretor do Salão de Humor, Erasmo Spadotto, a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, além de membros das organizações e a imprensa local.

A principal finalidade da mapoteca é conservar com qualidade, os trabalhos originais. Todo revestido em aço, o objeto protege contra umidade e o acúmulo de poeira. Até então, os trabalhos vencedores do Salão de Humor ficavam guardados em estantes, o que prejudicava a essência das pinturas, cores e colagens das obras.

O diretor Erasmo Spadotto comentou sobre a importância da mapoteca para acomodar os trabalhos originais. “Com a mapoteca, todos os trabalhos independente da técnica usada, serão bem conservados e receberão um cuidado especial. A ideia é preservar o presente para garantir o futuro”.

Após 44 anos, essa demanda foi atendida”, destacou o presidente da AHA, Adolpho Queiroz sobre a mapoteca, lembrando da figura de Alceu Righetto (fundador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba), que cobrava desde o início, que as obras fossem organizadas em um só local.

A secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese agradeceu o apoio da AHA, e em seguida comentou como a mapoteca vai facilitar no trabalho, além da conservação das obras. “Em 2010, várias dessas artes foram restauradas. Além de ser algo financeiramente caro, algumas já estavam perdendo a sua originalidade. Esse novo espaço manterá a qualidade dos trabalhos, junto da mensagem original que cada produção artística traz consigo”, completou.

Piracicaba Digital

maxgourmet

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados