Casarão do Turismo recebe Cães heróis: Policiais de Quatro Patas

A visitação até o dia 25, pode ser feita aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h. A entrada é gratuita.

05/11/2018 | 09:34
Última atualização: 05/11/2018 | 09:39

Foto: Divulgação (Comunicação Prefeitura de Piracicaba).

O personagem principal da mostra que teve início na sexta-feira (02 de novembro), no Casarão do Turismo é considerado além do melhor amigo do homem, um protetor capaz de farejar qualquer problema. O herói de quatro patas possui grandes histórias sobre a sua perspicácia e conta com equipamentos, fotos, vídeos, troféus e matérias jornalísticas, para demonstrar o seu trabalho, no 10º Batalhão da Polícia Militar de Piracicaba. A exposição terá ainda, apresentação dos cães do canil. A visitação até o dia 25, pode ser feita aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h. A entrada é gratuita.

O intuito do BPMi é abrir o quartel à população, com demonstração de educativos, treinamento e história dos cães que auxiliam a comunidade. O 2º sargento PM Mascellani explica que os cães chegam ainda filhotes para o treinamento e após passar por avaliação de aptidão ao trabalho policial, eles são treinados para a busca de drogas e armas (cão de faro) ou policiamento (cão de polícia) que auxilia na abordagem. Para ele, os cães são como ferramentas adicionais, na questão de guarda e proteção da sociedade. “São instrumentos importantes durante os patrulhamentos de rotina e ocorrências”, defende.

Nos dias 11 e 18, os cães serão levados no entorno do Casarão, para demonstração do dia-a-dia deles, dentro e fora do quartel, com atividades em pista de maleabilidade (slalow) e simulações de abordagem. Além disso, cães aposentados e mortos em trabalho ou por conta da idade, serão homenageados.

Os equipamentos expostos na mostra são macacões e luvas específicos para mordida, sizal de mordedura, peitoral, bolinhas, fardas e outros. Atualmente o Canil do 10º Batalhão da Polícia Militar conta com dez cães no plantel ativo, em treinamento. Alguns possuem instinto para o faro e outros, para a guarda.

Foto: Divulgação (Comunicação Prefeitura de Piracicaba).

Ocorrências
Os cães treinados pela Polícia Militar oferecem apoio à Polícia Federal, Civil e Receita Federal. Segundo o Cabo PM Juliano, a parceria dos policiais de quatro patas, possibilita as chances do sucesso nas ocorrências. “Temos muitas histórias para contar. Em uma ocorrência com o cão Dragon, localizamos quase dois quilos de crack na roda de um caminhão que estava vindo para Piracicaba. Os cães tem o olfato muito apurado e com o treinamento específico, são capazes de localizar o que o ser humano não conseguiria”, comenta.

Serviço:
Exposição Cães heróis: Policiais de Quatro Patas, no Casarão do Turismo
Endereço: Parque da do Porto, 1.433.
Visitação: até 25 de novembro, aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h.
Entrada gratuita.
Informações: (19) 3422-5115 / 3403-2613.

Foto: Divulgação (Comunicação Prefeitura de Piracicaba).

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados