Triagem para mutirão de catarata será no dia 21
Pacientes já passaram por uma avaliação feita por agentes de saúde dos PSFs.
09/10/2018 | 17:20Última atualização: 09/10/2018 | 16:18

Foto: Divulgação
Aproximadamente 300 pacientes devem passar por uma triagem no dia 21 de outubro em São Pedro (SP) para avaliação médica que vai indicar a necessidade da cirurgia de catarata. Esses pacientes já passaram por uma avaliação feita por agentes de saúde dos PSFs (Programa de Saúde da Família) treinados para a função.
Com os dados e condições dos pacientes em mãos, os médicos oftalmologistas vão fazer exames específicos para avaliar a necessidade de cirurgia. Na primeira etapa deste mutirão, marcada para o dia 27 de outubro, devem ser realizadas 35 cirurgias no Hospital Beneficente São Lucas de São Pedro,a Santa Casa. “Outras cirurgias serão agendadas para novembro e dezembro”, explica o coordenador da Atenção Básica, Leandro Sanches.
As cirurgias serão feitas por uma equipe de médicos e auxiliares e todos os pacientes são do SUS (Sistema Único de Saúde). No dia 21 só serão atendidos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do município. A avaliação acontece na Umis.
A realização do mutirão deixa a demanda do município próxima do zero. “Sempre surgem novos casos, principalmente acima dos 60 anos, mas com esta ação conseguimos atender grande parte das pessoas que estavam aguardando”, afirma a secretária de Saúde Miriam Souza.
Catarata
A catarata é um tipo de lesão ocular que pode prejudicar bastante a visão, porque o cristalino, que deveria ser bem permeável à passagem da luz, torna-se opaco. Como consequência, os raios luminosos não chegam à retina onde estão os receptores fotossensíveis. A catarata tem tratamento e as pessoas diagnosticadas com este tipo de lesão podem voltar a enxergar.
Cirurgia
A cirurgia de catarata é considerada uma operação simples. O cirurgião remove o cristalino natural turvo do olho e o substitui por uma lente intraocular artificial (LIO). Todo o procedimento, em geral, é feito externamente e dura de 15 a 30 minutos. Os pacientes podem sentir de pouca a nenhuma dor e, normalmente, podem retomar suas atividades normais no dia seguinte. A cirurgia de catarata é considerada um dos procedimentos médicos mais seguros e eficazes que existem.
Piracicaba Digital
Mais Lidas
Sapucaia abre o Carnaval de Piracicaba em novo endereço
Doutoranda da Esalq ganha prêmio Future For Nature Awards
PM localiza plantação de maconha e psicólogo é preso
Câmara cobra instalação de comitê de crise no Semae
Um terço da estrutura da alça de acesso do viaduto da Rosário está concluído