Saúde finaliza contratação de equoterapia para usuários do SUS

Serão atendidos 36 pacientes, com sessões semanais

26/02/2019 | 14:25
Última atualização: 26/02/2019 | 14:25

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Piracicaba (SP) finalizou nesta semana o processo de contratação de sessões de equoterapia destinadas a usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) para crianças, adolescentes e adultos com deficiência física, múltipla ou transtornos globais do desenvolvimento.

No total, serão atendidos 36 pacientes, com sessões semanais de 30 minutos de duração, por meio de uma equipe multiprofissional, em um espaço de 36 mil metros quadrados no bairro Chácara Esperia, região da Gleba Califórnia. O investimento do municipio será de R$ 156 mil, por um período de 12 meses, após processo de licitação (pregão presencial), conforme determina a legislação brasileira. O serviço deve ter inicio nas próximas semanas.

O secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, ressaltou a importância da equoterapia, pois estimula o desenvolvimento da mente e o corpo por meio dos cavalos. “Com isso, o paciente melhora o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social. Por acontecer ao ar livre, a técnica mostra-se lúdica, prazerosa e pode acelerar a evolução do tratamento”.

De acordo com a coordenadora da saúde mental da Secretaria de Saúde, Vandrea Novello, as oscilações e o movimento do cavalo estimulam reações de equilíbrio e fornecem às crianças condições básicas para facilitar e desenvolver sua capacidade motora, intelectualidade, cognição e socialização.

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados