São Pedro recebe encontro estadual sobre Agricultura Orgânica

Tarde Orgânica acontece pela terceira vez no Estado e pela primeira vez no município.

11/05/2018 | 08:00
Última atualização: 11/05/2018 | 08:53

Foto: Banco de imagens (Pixabay)

Na terça-feira (22), São Pedro (SP) sedia o encontro estadual sobre Agricultura Orgânica e Agroecologia. O evento denominado de “Tarde Orgânica” irá ocorrer pela terceira vez no Estado de São Paulo e pela primeira vez no município.

A data escolhida celebra o “Dia Mundial da Biodiversidade” e a temática do encontro será a questão da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, segundo o engenheiro agrônomo Leandro Biral, da Casa da Agricultura de São Pedro.

A sustentabilidade trabalha três eixos principais: o desenvolvimento econômico, alinhado a questões ambientais e sociais. O evento vai demonstrar ferramentas práticas e de fácil acesso para melhorar e propor a autonomia dos sistemas. A realização do evento é da CATI – Casa da Agricultura de São Pedro e da bioarquiteta Karol Bombini.

“O evento é estadual, mas as temáticas abordadas serão locais. Vamos discutir as principais dificuldades para que os interessados possam ter autonomia na propriedade, melhor utilizando os recursos já disponíveis, e diminuindo custos de produção” disse Biral.

O evento foi ampliado e diferente dos demais anos, a edição de São Pedro contará com um dia inteiro de atividades. “Haverá um início teórico para alinhamento das informações e durante a tarde serão realizadas oficinas praticas, onde os participantes poderão colocar a mão na massa nas atividades oferecidas”, conta o engenheiro.

Destaques do evento, as oficinas  “Abelha sem ferrão” e  “bioconstrução” vão apresentar o resgate de técnicas ancestrais de construção hoje já não mais usadas, como parede de “taipa de pilão”, tijolos artesanais e tintas de terra.

O evento é gratuito e ocorrerá no Museu Gustavo Teixeira. Não é necessário inscrição antecipada. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3481-1151, na Casa da Agricultura de São Pedro.

Piracicaba Digital

maxgourmet

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados