Sábado é o Dia D da Vacinação contra Poliomielite e Sarampo na Zona Rural

São 41 pontos de atendimentos, sendo os cinco fixos e os demais, volantes.

10/08/2018 | 10:17
Última atualização: 10/08/2018 | 16:31

Foto: Divulgação (Prefeitura de Piracicaba)

Neste sábado (11 de agosto) acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo na Zona Rural de Piracicaba (SP). Segue abaixo lista com os postos fixos e volantes que vão atender a população das 8h às 16h. São 41 pontos de atendimentos, sendo os cinco primeiros fixos (unidades de saúde) e os demais, volantes. É importante observar o local e o horário de cada um deles, uma vez que se movimentam pelas comunidades ao longo do dia para ampliar a cobertura.

 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), essa campanha é “indiscriminada” para todas as crianças na faixa etária estabelecida pelo Ministério da Súde (MS), ou seja, mesmo aquelas que já tenham registro na carteirinha doses dessas vacinas, precisam ser vacinadas novamente.

Para as crianças acima de 5 anos, adolescentes e adultos não haverá campanha. A vacinação acontece na rotina. As pessoas com até 29 anos precisam ter 2 doses da SCR (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) registradas na carteirinha. Para pessoas acima de 30 a 58 anos anos, apenas 1 dose.

O que é sarampo?
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

Sintomas
Principais sinais:
Febre alta, acima de 38,5°C; Dor de cabeça; Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo; Tosse; Coriza; Conjuntivite; Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de um a dois dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

Casos de Sarampo
De acordo com boletim do Ministério da Saúde, até o dia 06 de agosto foram confirmados 788 casos de sarampo no Amazonas, 5.058 permanecem em investigação. Já o estado de Roraima confirmou 281 casos da doença e 111 continuam em investigação.

Serviço
Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo na Zona Rural
Data: 11 de agoto
Horário: das 8h às 16h

 

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados