Presidente da APM recebe título de Cidadão Piracicabano

Solenidade acontece nesta terça-feira, dia 7 de agosto, a partir das 19h30.

04/08/2018 | 13:30
Última atualização: 04/08/2018 | 09:40

Foto: Manu Domênico.

O cirurgião geral e endoscopista Ricardo Tedeschi Matos, presidente da Associação Paulista de Medicina Regional de Piracicaba (APM Piracicaba), recebe nesta terça-feira, dia 7 de agosto, a partir das 19h30, o título de Cidadão Piracicabano. A homenagem da Câmara de Vereadores de Piracicaba, oficializada pelo projeto de decreto legislativo 71/2017, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), foi aprovada por unanimidade.

Nascido na cidade de Araçatuba, cirurgião geral, mestre em Gastroenterologia, especializado em Endoscopia e diretor da Clínica Focus, o presidente da APM tem 44 anos, atua em Piracicaba desde 2007, faz parte da uma nova geração de profissionais que acredita na medicina como um sacerdócio. Uma geração que luta pelo resgate de uma medicina mais participativa e humanizada.

“O título que a Câmara de Vereadores tem a generosidade de me oferecer muito me honra, mas, acima de tudo, me comove. E traz à tona as lembranças sobre os caminhos que a vida me abriu, que me fizeram tomar o rumo de Piracicaba e fazer desta cidade a minha cidade. Para aqui vim com a minha família, construí carreira, fiz amigos, irmãos de fé. Aqui me sinto em casa”, ressalta o homenageado.

Tedeschi Matos ingressou na Faculdade de Medicina de Catanduva aos 17 anos. Graduou-se em 1997, fez residência em Cirurgia Geral no Hospital Jaraguá, em São Paulo, e em Endoscopia Digestiva no Hospital Sírio Libanês, além de mestrado em Gastroenterologia na FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Em Piracicaba, atuou na Santa Casa e no Hospital dos Fornecedores de Cana, nos serviços de endoscopia. É médico cooperado da Unimed Piracicaba e trabalha com Endoscopista no Hospital Unimed. Trabalhou na Clínica Bragalha antes de montar sua clínica.

Em 2016 passou em concurso da Academia de Polícia Civil (Acadepol), em São Paulo, tornando-se professor em Socorros de Urgência. Foi designado para o Instituto Médico Legal de Piracicaba onde, com apenas um ano de atuação, assumiu o cargo de chefe de equipe.

Associado da APM Piracicaba desde 2007, passou a integrar a diretoria em 2013 e foi eleito presidente em 2017. É delegado regional do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), e conselheiro suplente do Conselho Municipal de Saúde de Piracicaba.

Tem artigos e trabalhos científicos apresentados em congressos médicos no Brasil e exterior, além de artigos em jornais, revistas e entrevistas de rádio e TV. E não para por aí, planeja em breve realizar seu doutorado e focar na carreira de docente. Sonha em ser professor de Medicina.

Casado com Roberta Blanco Orlando e pai de três meninas, Ricardo Tedeschi Matos tem entre as prioridades a missão de representar a classe médica, por meio de seu trabalho na APM Piracicaba. A entidade de classe tem em sua base 10 municípios e aproximadamente 700 médicos. “A entidade quer manter seu papel atuante junto à classe médica e tem muito a colaborar com a melhoria da saúde pública”, diz o homenageado.

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados