Prefeitura recupera prédio da antiga escola do bairro Pau D´Alho

Recuperação é executada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

23/06/2018 | 09:00
Última atualização: 22/06/2018 | 19:00

Foto: Justino Lucente

A Prefeitura de Piracicaba (SP), após conseguir o termo de posse, recupera a antiga escola do bairro rural de Pau D´Alho, denominada Escola Estadual José Piacentini, na Rodovia Estadual Samuel de Castro Neves (SP-147), em frente a igreja do bairro, distante cerca de 20 quilômetros da cidade. A solicitação para a execução da obra junto ao Poder Executivo foi feita pelo vereador Gilmar Rotta, após reuniões com os moradores daquele bairro.

A recuperação está sendo executada pela Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento). O prédio da escola e o seu entorno serão recuperados e o espaço será transformado em centro social para que a comunidade realize diversas atividades culturais e de lazer. Residem no Pau D´Alho e adjacências cerca de 200 famílias.

A limpeza externa, assim como a concretagem do piso interno e a derrubada de paredes para aumentar uma sala para ser utilizada para aulas de dança, já foram executadas. A última etapa é a pintura do prédio, que será executada em sistema de mutirão, com a ajuda dos moradores. Também a pedido daquela comunidade, a equipe da Sema está preparando o terreno para a construção de uma pista de caminhada que deve estar concluida até o final de julho.

Gimenez lembra que na primeira gestão do prefeito Barjas Negri, a Sema se interessou em fazer a recuperação da área, mas os descendentes do antigo proprietário, que havia doado a área à prefeitura, não permitiram e a situação persistiu por todo esse tempo, até que a Justiça concedeu o termo de posse da área esta semana, autorizando o Poder Público a intervir no local.

A escola foi construída em 1972 e encerrou suas atividades entre os anos 1980 e 1990 pela dificuldade de acesso, já que a estrada de terra, em épocas de chuva, se transformava em lamaçal, dificultando a chegada dos professores que seguiam de Piracicaba para dar aulas. Para não prejudicar o desempenho escolar dos alunos, a Prefeitura passou a transportá-los para Ártemis, onde ficava a escola mais próxima

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados