Prefeitura entrega reforma do Terminal Cecap/Eldorado no sábado

TCE recebeu serviços de pintura, rampa de acesso entre outras melhorias

08/01/2019 | 13:42
Última atualização: 08/01/2019 | 15:45

Foto: Justino Lucente (CCS)

A Prefeitura de Piracicaba entrega no sábado (12), às 9h, o Terminal Cecap/Eldorado Francisco Giannetti, que foi reformado. A obra integra o programa Corredores de Ônibus e contemplou vários serviços realizados em diversos pontos do TCE para oferecer mais conforto e comodidade aos usuários do transporte coletivo.

A estrutura da rampa de acesso até a plataforma foi melhorada. Os vestiários masculino e feminino foram adequados com espaço exclusivo para deficientes físicos, sanitário familiar e outro para ostomizados, conforme a Lei. A Guarda Civil recebeu uma sala específica, com banheiro, sala de apoio para ocorrências e uma sala para os funcionários que fazem a orientação no terminal e depósito.

A plataforma de embarque recebeu pisos tátil e alerta, comunicação visual nova, bancos e lixeiras novas e melhoria na drenagem e pintura da cobertura, além de reparos pontuais no pavimento. Todo o espaço passou por uma revisão hidráulica, com instalação de um reservatório de 36 mil litros, e instalações contra incêndio. A guarita, na parte externa do TCE, foi demolida.

O bloco administrativo e bilheteria foram melhorados internamente, com banheiro para funcionários e troca de piso e pintura. No setor de apoio ao motorista a reforma ampliou o refeitório e sala de descanso e foram construídos sanitários (masculino e feminino) com chuveiros para os motoristas.

O prefeito Barjas Negri (PSDB) destacou a importância do programa Corredores de Ônibus para a melhoria dos terminais da cidade. “O objetivo é investir na qualidade do transporte coletivo para a população que depende do serviço para se deslocar, seja a trabalho ou a lazer. Com a reforma, o TCE oferece mais conforto a população e também aos funcionários”, disse o prefeito.

O secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, citou que é a primeira reforma do TCE, desde a inauguração. “O TCE é um terminal que atende uma região em crescimento e as melhorias oferecem mais segurança e conforto aos usuários, e incentivam o seu uso.”

Inaugurado em outubro de 2000, o terminal recebe, em média, 27 mil passageiros/mês e atende os bairros Eldorado, Parque Chapadão, Cecap, Perdizes e Unileste, além das conexões com o TCI (Terminal Central de Integração) e TPI (Terminal Piracicamirim).

Terminal recebe, em média, 27 mil passageiros por mês/Foto: Justino Lucente (CCS)

Corredores de ônibus
O projeto de modernização e instalação de corredores consiste em destinar uma faixa preferencial para os coletivos em uma extensão total de 31,7 km em algumas das principais avenidas. As obras podem reduzir em até 20% o tempo de viagem dos passageiros. Além dos corredores, o pacote contempla a modernização dos terminais. A execução dos corredores de ônibus tem recursos obtidos por meio de financiamento do programa Mobilidade Médias Cidades, da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,6 milhões, e R$ 2,8 milhões de contrapartida do município.

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados