Prefeitura assina convênio com a Associação Ilumina para o repasse anual de R$ 320 mil

A verba foi ajustada em mais de 100% em relação ao valor que era repassado anteriormente, o que ajuda a garantir parte do custeio dos projetos.

26/09/2018 | 16:30
Última atualização: 27/09/2018 | 09:42

Foto: Divulgação (Secretaria Municipal de Saúde).

O prefeito Barjas Negri e a Presidente da Diretoria Executiva da Associação Ilumina, Dra. Christianne Amalfi, assinaram na terça-feira (25) convênio que autoriza repasse do Fundo Municipal de Saúde à entidade no valor de R$320 mil por ano, conforme Lei Municipal nº 9.011, recentemente aprovada pela Câmara de Vereadores.

A verba foi ajustada em mais de 100% em relação ao valor que era repassado anteriormente, o que ajuda a garantir parte do custeio dos projetos da Associação Ilumina, voltados à prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Entre eles está a manutenção de atividades da Unidade Móvel para Diagnóstico (carreta), que chegará em breve à cidade.

O prefeito Barjas Negri disse que “A assinatura desse convênio é mais uma conquista da população de Piracicaba. A rede pública tem uma enorme responsabilidade em garantir o direito à saúde dos munícipes. São muito importantes essas ações desenvolvidas pela Associação Ilumina para diagnóstico e tratamento precoces do câncer, trazendo mais esperança e força aos pacientes que lutam contra a doença”.

Para o secretário de Saúde, Dr. Pedro Mello, essa parceria amplia a capacidade do município de fazer frente a uma doença que hoje acomete de 20 a 25% da população. “É uma doença que nos preocupa. No entanto, com o diagnóstico precoce as chances de cura também são elevadas, chegando a 95%”, explicou. “Por isso a importância estratégica desse convênio”, enfatizou.

De acordo com Christianne Amalfi, os projetos em andamento serão garantidos e os atendimentos multiplicados. Entre eles estão exames de mamografia e Papanicolau, consultas, atendimentos oncológicos, além da implantação da Unidade Móvel e as operações do Hospital Ilumina de Prevenção de Câncer, que deve ser inaugurado no próximo ano.

“É muito gratificante acompanhar o crescimento exponencial da Associação Ilumina e saber que hoje temos recursos para continuar transformando nossos sonhos em realidade. Com a chegada da carreta e a inauguração do hospital, vamos triplicar o atendimento. Prevemos alcançar o número de 20 mil mamografias por ano, totalmente gratuitas, e que são viabilizadas por meio das doações que recebemos”, afirmou Christianne Amalfi.

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados