Palestras marcam Semana Mundial da Amamentação em Piracicaba

O evento de hoje (6 de agosto) acontece no anfiteatro do Centro Cívico, a partir das 13h30.

06/08/2018 | 09:30
Última atualização: 06/08/2018 | 13:13

Foto: Banco de imagens (Pixabay)

A Secretaria de Saúde de Piracicaba (SP) em parceria com o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), Santa Casa e Hospital da Unimed realizam hoje (6 de agosto), no anfiteatro do Centro Cívico, a partir das 13h30, duas palestra voltadas aos profissionais da rede de saúde do município.

A primeira, com o tema “A responsabilidade do profissional de saúde com o aleitamento materno”, será proferida pelo pediatra Rogério Tuon, coordenador do Pacto Pela Redução da Mortalidade Infantil. A segunda, proferida por Letícia Maria Usberti Elias, psicóloga do Centro de Prevenção e Promoção de Saúde, do Saúde Inteligente da Santa Casa, vai abordar o “Acolhimento para construção de uma base fortalecida”.

Logo em seguida acontece uma mesa redonda, coordenada pelo próprio Tuon e pela coordenadora da Atenção Básica, Tatiana Bonini. O evento faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada em todo o mundo no período de 1 a 7 de agosto, mês denominado Agosto Dourado pela sua relação com o leite materno, considerado um alimento padrão ouro para a primeira infância e de extrema importância para a redução da mortalidade infantil.

Em Piracicaba, a semana integra as atividades referentes ao mês de aniversário de Piracicaba, que está comemorando 251 anos. Ao longo deste mês todas as unidades de Saúde da Atenção Básica estarão desenvolvendo atividades em suas respectivas unidades envolvendo gestantes, puérperas e profissionais da saúde, com a finalidade de enfatizar a importância do aleitamento materno, sempre dentro da temática central “Amamentação: alicerce da vida”.

A mesa redonda desta segunda-feira será composta também pelas seguintes profissionais: Dayse Ruiz Feitosa, enfermeira obstetra da Medicina Preventiva da Unimed; Patrícia Cazzonatto, enfermeira obstetra, coordenadora da Maternidade da Santa Casa; Dayane Rocha Ferreira, enfermeira do Banco de Leito do HFC; Angela A. C. Furlan Buzzo, enfermeira da Secretaria de Saúde, e Marli Bragato Carrara, enfermeira do Pacto Pela Redução da Mortalidade Infantil.

Mamação
Na terça-feira (7 de agosto), a partir das 13h30, na Estação da Paulista (Espaço Gare), será o encontro de mães e gestantes, em um evento que envolve toda a rede de saúde do município, quando os profissionais da saúde proporcionam um momento para troca de experiências entre gestantes e nutrizes e informações sobre a importância da amamentação. O momento de destaque do encontro é quando todas as mães amamentam ao mesmo tempo, construindo um cenário marcante e simbólico em defesa do aleitamento materno.

Piracicaba Digital

maxgourmet

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados