Moradores de Piracicaba podem observar eclipse do Sol hoje

Observatório Astronômico abre a partir das 16h30

02/07/2019 | 11:37
Última atualização: 02/07/2019 | 11:37

Foto: Fernanda Schmidt (Prefeitura de Piracicaba)

Quem mora em Piracicaba (SP) ou estiver de passagem pela cidade terá condições de ver nesta terça-feira (2 de julho), às 17h26, o eclipse parcial do Sol. O Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum (Oapes) estará aberto a partir das 16h30.

De acordo com o coordenador do observatório, Nelson Travnick, a “porcentagem máxima do eclipse de 26% para a região, corresponde a fração eclipsada do diâmetro solar”. O fim do eclipse está previsto para as 18h41.

Os melhores locais para observação serão aqueles em que o horizonte estiver livre de qualquer obstáculo e com um pôr do Sol completamente isento de nuvens. Esse eclipse é total e somente será visto assim no Chile e Argentina. No Brasil a porcentagem maior observada será em Porto Alegre com 66% do Sol encoberto pela Lua.

“O eclipse total acontece quando a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados, formando uma sombra projetada numa extensão de 15 mil quilômetros de comprimento por 200 quilômetros de largura e que desliza pela superfície do planeta proporcionando um espetáculo de grande beleza”, diz Travnick.

A observação requer cuidados especiais. Mesmo com o Sol baixo no horizonte com a intensa luminosidade reduzida, os interessados na observação a olho nu deverão utilizar filtros escuros como aquele presente na máscara do soldador, o de nº 14, que podem ser encontrados nas lojas comerciais que vendem materiais para soldadores. Chapas veladas de raios X poderão ser usadas por breves momentos uma vez que elas deixam passar fração de radiação. Binóculos e telescópios sem filtros especiais não devem ser utilizados.

O público interessado na observação poderá ir ao observatório a partir das 16h30 e aproveitar a ocasião para visitar a exposição alusiva aos 50 Anos da Conquista Lunar ocorrida em 20 de julho de 1969 e que foi inaugurada no último sábado.

O Observatório fica no km 3 da rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga Piracicaba a Rio Claro (SP).

 

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados