Inadimplência de Piracicaba fecha setembro com queda de 0,7%

Índice interanual apresentou redução expressiva de 3,5%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

09/11/2018 | 09:32
Última atualização: 09/11/2018 | 13:56

Foto: Pixabay.

A inadimplência do consumidor piracicabano apontou queda de 0,7% em setembro, se comparado ao mês anterior. O percentual é resultado da análise mensal realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

No índice interanual, os números da inadimplência foram ainda mais expressivos. Houve queda de 3,5%, no comparativo entre setembro de 2018 e setembro de 2017. No acumulado deste ano, também houve redução da inadimplência, conforme a análise, de 0,4%.

A tendência de queda na comparação entre os meses de setembro e agosto deste ano também foi observada, segundo o levantamento. No Estado de São Paulo, a pesquisa apontou queda de 0,4%, na região Sudeste como um todo, redução de 0,1% e no Brasil, índice negativo de -0,1%. Na variação interanual, o Estado de São Paulo registrou queda de 0,6%; enquanto a região Sudeste, redução de 2,7%; e o país, queda de 2,9% na inadimplência.

“Esses dados indicam que Piracicaba está envolvida em um cenário otimista, na média do Estado de São Paulo e do Brasil. Em algumas análises, os números da nossa cidade são ainda melhores. Podemos entender que os piracicabanos estão procurando manter suas contas em dia, o que reflete na queda da inadimplência, principalmente se comparando setembro deste ano ao mesmo mês de 2017”, afirma o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso.

Recuperação de crédito
A recuperação de crédito do consumidor também teve queda de 1,0% na comparação mensal de setembro e o último mês de agosto. No resultado acumulado, a recuperação, de acordo com a análise, aumentou 0,2% enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador recuou 0,4%.

Quanto à recuperação de crédito, ainda conforme Furtuoso, apesar de os dados serem negativos, o cenário é de estabilidade tanto na comparação mensal quanto interanual. “Isso é muito importante, pois com a recuperação econômica e o equilíbrio financeiro, essas pessoas voltarão a consumir e a movimentar a economia. Quanto maior a segurança financeira, mais intensa é a movimentação econômica, a geração de emprego e renda no nosso país”, aponta.

Indicadores
Os indicadores de inadimplência são elaborados a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas. O indicador de recuperação de crédito, por sua vez, é desenvolvido a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Atualmente, é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas ao SCPC na sede da Acipi, localizada à rua do Rosário, 700, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 12h. Há a opção de atendimento também no novo escritório regional da entidade, em Santa Teresinha, na rua Virgílio da Silva Fagundes, 534. As consultas são efetuadas de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h. A verificação é feita apenas pessoalmente, mediante a apresentação de documento de identidade e CPF originais

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados