Grupo São Francisco adquire carteiras das operadoras Amhpla e HFC Saúde

Virada da carteira ocorreu na quinta-feira (1º). Além de Piracicaba, o grupo agora é responsável pelos usuários dos planos em Capivari (SP), Águas de São Pedro (SP), Rio das Pedras (SP), Tietê (SP) e Cerquilho (SP).

03/06/2017 | 06:30
Última atualização: 03/06/2017 | 11:46

Grupo São Francisco adquiriu as carteiras dos planos Amhpla e HFC Saúde/Divulgação

Usuário do plano de saúde Amhpla em Piracicaba (SP), Roberto Choairy, de 39 anos, levou um susto na quinta-feira (1º). Com uma cirurgia de emergência para descompressão da medula espinhal agendada para o dia 8, ficou sabendo que a operadora que faz uso foi adquirida pelo Grupo São Francisco.

“Foi no retorno com o neurocirurgião, agendado para falarmos sobre o pré e pós-operatório que me informaram sobre o fim da Amhpla na cidade. Corro risco de ficar tetraplégico e tenho muitas dores. Desesperado, minha família e eu tentamos contato por telefone com a Amhpla e não obtivemos sucesso”, conta. “No São Francisco fomos informados que era necessário ir até a sede do plano para fazermos a troca da guia de autorização da cirurgia, que foi liberada há três semanas”, acrescenta.

Assim como Choairy, muitos dos 570 mil usuários dos planos Amhpla e HFC Saúde foram pegos de surpresa nesta semana. Isto porque grande parte dos clientes não foi comunicada de que o Grupo São Francisco, de Ribeirão Preto (SP), adquiriu as carteiras dos dois planos na região de Piracicaba (SP) e, desde o dia 1º, a operadora é responsável pela prestação dos serviços médicos.

Na manhã de sexta-feira (2), o paciente enfrentou fila e se deparou com informações diferentes na sede do Grupo São Francisco. “Há falta de conhecimento dos funcionários. Como o grupo não tem um neurocirurgião, tive que assinar um atestado de que o profissional da cirurgia tinha sido escolhido por mim. Mas na verdade, ele já havia sido contratado pela Amhpla”, diz.

Ele também revela que após conversa com diferentes pessoas – inclusive com funcionários da Amhpla – a cirurgia foi confirmada para quinta-feira (8). “Me disseram que toda a documentação deve ser liberada na segunda-feira (5). Quem conseguiu resolver o problema foi o pessoal da Amhpla. Agora, o pós-operatório será outra briga, já que o plano não tem neurocirurgião. Consequentemente, terei que pagar a consulta particular se quiser continuar o tratamento com o profissional que vai fazer a minha cirurgia. Além disso, não há fisioterapeutas ou clínicas credenciadas”, diz.

Virada da carteira
O Grupo São Francisco adquiriu as carteiras dos planos Amhpla e HFC Saúde na região de Piracicaba. A virada da carteira ocorreu na quinta-feira (1º). Além de Piracicaba, o grupo agora é responsável pelos usuários dos planos em Capivari (SP), Águas de São Pedro (SP), Rio das Pedras (SP), Tietê (SP) e Cerquilho (SP).

Segundo informações do Grupo São Francisco, 287 médicos são credenciados nestas cidades – especificamente em Piracicaba, são 167 profissionais. Não há cobertura em todas as especialidades médicas. Segundo nota, há “médicos para as principais especialidades”.

Em Piracicaba, a operadora tem parceria com o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) que, embora mantenha o atendimento com o São Francisco Saúde, não faz parte da aquisição. “O Hospital dos Fornecedores de Cana é uma excelente opção na região, com estrutura de ponta e especialização em alta complexidade. Essa é uma parceria muito importante”, o diretor de Relações Institucionais do grupo, Paulo Santini Gabriel.

Ainda segundo a empresa, a expectativa é investir R$ 5 milhões nos primeiros anos de atuação na região. O processo de transição foi feito com a autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O São Francisco afirma que adotou diversas medidas para comunicar os clientes. Nos próximos dias, os beneficiários devem receber uma comunicação de boas-vindas com mais orientações sobre as mudanças e as novas carteirinhas.

O Grupo também desenvolveu um espaço no site para reunir as dúvidas mais comuns sobre a transição (http://www.saofrancisco.com.br/faqpiracicaba/). A operadora informa ainda que trabalha para que todos os procedimentos agendados pela Amhpla e HFC sejam mantidos.

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato por meio do telefone 0800 183 456 ou diretamente na unidade administrativa do Grupo São Francisco, localizada na Avenida Barão de Valença, 1044, Vila Rezende, em Piracicaba.

HFC
Por meio de nota, o HFC informa que o “plano HFC Saúde firmou parceria com a São Francisco Saúde, que atua há 72 anos na área, possui mais de 70 unidades e atende cerca de um milhão de clientes. Com a parceria, os clientes do HFC Saúde (exceto os Fornecedores de Cana), envolvendo os produtos Brilhantes e Diamantes passam a ter o plano São Francisco Saúde, com as mesmas condições contratuais firmadas no momento da aquisição.

A assistência hospitalar continuará sendo realizada pelo HFC, que tem infraestrutura necessária para oferecer os serviços de excelência em assistência à saúde. O HFC Saúde continuará no mercado de saúde suplementar, porém mantendo o atendimento exclusivamente para os fornecedores de cana e seus dependentes na unidade localizada na Rua Frei Evaristo de Santa Úrsula, 122, Nova Piracicaba. Informações (19) 3429-7301.”

Amhpla
A reportagem do Piracicaba Digital tentou contato com a Amhpla, mas até a publicação da matéria não obteve retorno.

Juliana Franco

Diretora de Jornalismo | PIRADIGITAL | juliana@piradigital.com.br

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados