Fundação Ilumina inaugura Unidade Móvel de Diagnóstico

Ação tem meta inicial para realizar 1,5 mil mamografias em mulheres cadastradas pelo SUS até dezembro.

10/10/2018 | 15:00
Última atualização: 10/10/2018 | 14:19

Foto: Arlete Moraes (PIRADIGITAL)

Esse é o outubro mais rosa dos últimos dez anos. É com essa empolgação que a fundadora da Associação Ilumina, Adriana Brasil, define o momento promissor da Fundação Ilumina com inauguração da Unidade Móvel de Diagnóstico, que acontece neste dia 11. Até dezembro, a estimativa é que sejam realizados 1,5 mil mamografias em mulheres cadastradas no Sistema Único de Saúde. O evento acontece no local onde o Hospital Ilumina de Diagnóstico e Prevenção do Câncer está sendo construído, na região do Alto do Taquaral, e contará com a presença de autoridades de todo o Estado. Ainda durante a inauguração, será anunciado o cronograma e detalhes sobre os atendimentos.

“A chegada da unidade móvel dá início a uma nova fase que tornará a Fundação em uma referência nacional quando o assunto é diagnóstico e tratamento, mas principalmente rastreabilidade do câncer”, comemora Adriana sobre os largos passos da Ilumina daqui em diante.

Após esse período inicial, os atendimentos serão ampliados em um rastreamento ativo organizado que visa buscar pacientes assintomáticas, previsto para o primeiro trimestre do próximo ano. Até lá, será inaugurado um hospital referência, integrará tecnologia de armazenamento e compartilhamento de prontuários de pacientes atendidos entre as redes públicas e privada nacionais e ampliará de forma significativa a capacidade de atendimentos e exames 100% gratuitos, a fim de minimizar os impactos do diagnóstico tardio da doença.

O procurador do MPT, Dr. Ronaldo Lira, diz que a chegada da carreta é um benefício para a população. “Desejo pleno êxito na execução desse projeto em Piracicaba. Os recursos oriundos da multa já estão beneficiando os brasileiros de um grande número de cidades, em diferentes projetos que visam oferecer saúde de qualidade para a população carente”, ressaltou.

Paralelamente ao primeiro período de atendimentos, a equipe da Fundação Ilumina fará um rastreamento ativo organizado para toda a população feminina de Piracicaba e Região. “A Carreta Ilumina é uma grande conquista para a população porque o diagnóstico precoce é a principal arma para combater o câncer de mama e fundamental para aumentar as chances de cura do paciente”, afirma Adriana Brasil.

Para o Prefeito Barjas Negri, as ações da Associação Iluminam ampliam a capacidade de atendimento do município e oferecem esperança para aqueles que sofrem com a doença: “Além da realização das mamografias previstas, o rastreamento ativo será fundamental para a localização e o tratamento efetivo do câncer. E esse trabalho será realizado em parceria entre a Associação Ilumina, a prefeitura, a Secretaria da Saúde, os agentes comunitários e toda a população”, ressalta.

“Trabalhando com prevenção e pesquisa, estamos vencendo a batalha contra o câncer. E agora com a inclusão da Associação Ilumina teremos melhores resultados. A Associação demonstrou competência e seriedade para tocar o projeto. Vamos oferecer saúde da melhor qualidade para as pessoas carentes pelo SUS”, defende Henrique Prata, presidente do Hospital do Câncer de Barretos (Hospital do Amor).

Para o secretário de Saúde, Dr. Pedro Mello, a Unidade Móvel amplia a capacidade do município para combater a doença que hoje acomete 25% da população. “O diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura do paciente, por isso, essa ação é tão importante para os piracicabanos”, conclui Mello.

Serviço:
Quando: 11/10
Horário: às 9h
Local: Rua Arduce Honório de Aguiar, SN, Loteamento Alto do Taquaral, Pompeia, Piracicaba- SP.

Arlete Moraes

Jornalista | PIRADIGITAL | arlete@piradigital.com.br

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados