EsalqShow debate o “Futuro da agricultura tropical para a sociedade”

Em três dias, Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável conecta profissionais e lideranças do setor.

09/10/2018 | 09:33
Última atualização: 09/10/2018 | 09:33

Foto: Divulgação

Com a proposta de estimular inovações, o empreendedorismo e fomentar novas parcerias, o EsalqShow 2018 – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, começou nesta terça-feira (9) e vai até o dia 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em Piracicaba (SP). “Futuro da agricultura tropical para a sociedade” é o tema central que norteará a edição deste ano e será abordado nos diversos eventos que integram a programação, com o objetivo de conectar profissionais e lideranças nacionais e internacionais, estimulando a cooperação na busca por soluções frente aos grandes desafios e oportunidades da agricultura, pecuária e do agronegócio como um todo.

Para o presidente do Conselho do EsalqShow, Roberto Rodrigues, os concorrentes do Brasil investem vigorosamente em agronegócio e é fundamental que as lideranças do País se atentem para a competitividade e apoiem o desenvolvimento. “Na dura disputa global que pode transformar o Brasil no campeão mundial da segurança alimentar e da paz, visto que não haverá paz onde houver fome, não há a menor dúvida que conquistar a taça depende de inovação e tecnologia”, aponta.

Segundo Rodrigues, o evento este ano será uma vitrine de tecnologia tropical sustentável guiada pela demonstração de inovações e das startups agro. “Teremos um evento de grande alcance do qual valerá a pena participar, pois trará discussões entre os principais representantes do setor público e privado sobre como avançar ainda mais do que já temos feito”, completa.

“O evento vem para fortalecer e expandir o papel da Esalq/USP e seus parceiros, bem como ampliar a integração entre universidades e demais setores que envolvem todo o agronegócio. O evento é uma forma de dar visibilidade às iniciativas da academia e também mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e projetos. Essa é a oportunidade de captar novas demandas do mercado para inovações tecnológicas, desenvolvimento de pesquisas conjuntas e formação de recursos humanos, num ambiente dinâmico”, afirma o diretor da Esalq/USP, Luiz Gustavo Nussio.

Encontro de lideranças
Apresentar e debater as diferentes perspectivas da agricultura sob a ótica da academia, das agências de pesquisa, setores produtivos, governos e cooperação internacional. Este será um dos papéis do “Encontro de Lideranças em Agricultura”, que ocorrerá no dia 9 de outubro, às 14 horas, no Prédio Central.

O Encontro terá a presença de nomes que são referência para o setor e o debate contará com a moderação do jornalista e publicitário, José Luiz Tejon Megido. Entre os participantes confirmados estão o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Ferreira Sergio Jardim; o jornalista Humberto Pereira, ex-editor chefe do Globo Rural e um dos criadores da campanha da Globo “Agro: a indústria riqueza do Brasil”;Cleber Oliveira Soares, diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa; Ibiapaba de Oliveira Martins Netto, diretor-executivo da CitrusBr; João Dornellas, presidente-executivo da ABIA – Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação; Jacyr Costa Filho, presidente do Cosage diretor Grupo Tereos; Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq/USP e Roberto Rodrigues, presidente do Conselho EsalqSHow e catedrático “Luiz de Queiroz”.

AgTech Valley Summit
Nos dias 10 e 11 de outubro, as principais lideranças e profissionais, nos diferentes segmentos do agronegócio estarão reunidos no AgTech Valley Summit. O evento tem como objetivo apontar os desafios e novas ideias, discutir as últimas tendências do mercado e estimular possíveis soluções e perspectivas para o futuro. Nesses dois dias de evento, serão promovidos dez painéis com diferentes temáticas que contarão com mais de 20 palestrantes de empresas privadas, associações, instituições educacionais, de pesquisa e financeiras.

No dia 10, quarta-feira, o tema central será “Gestão de sistemas integrados em agricultura”, que será tratado em cinco painéis: “Gestão racional da informação e do conhecimento”, “Uso de água em agricultura: situação atual e perspectivas”, “Potencial da produção de milho: etanol e alimentação animal”, “Sistemas integrados e inovações da produção animal” e “Gestão sustentável do controle de pragas e doenças”.

Já na quinta-feira, dia 11, o tema central será “Agricultura tropical e a sociedade no futuro” em que os palestrantes e debatedores abordarão sobre: “Mudanças tecnológicas e os desafios de escala de produção”, “Uso sustentável de insumos na agricultura e os desafios da alimentação”, “Cenários de mudanças climáticas e o futuro da agricultura”, “Inovações financeiras e o papel social da agricultura no futuro” e “Oportunidades de carreira e o profissional do futuro no agronegócio”.

Espaço Inovar Esalq & Cia
Um espaço dinâmico onde os participantes irão discutir problemas, soluções e tendências, estimulando o networking e promovendo novas ideias, tecnologias, produtos e serviços.  

Vitrine Esalq
Aproximar a academia da comunidade, divulgar os trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de produtos e serviços disponíveis no mercado. Este é um dos propósitos da Vitrine Esalq que vai expor 21 produtos e serviços em 11 Vitrines, que servem à sociedade seja no ambiente rural ou urbano. A programação também oferecerá aos participantes 8 atividades e visitas aos departamentos e laboratórios. Para facilitar o acesso dos visitantes, será disponibilizado transporte interno no campus.

O uso de drones para coleta de imagens para fins de melhoramento de plantas, como produzir uma bebida com excelência, visita à destilaria, técnicas de produção de insetos e ácaros para controle biológico, o impacto que os agroquímicos causam a insetos benéficos, espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares originárias de diversas partes do Brasil e do mundo, serão alguns dos projetos apresentados no evento.

Prêmio Novo Agro
O Santander e a Esalq/USP revelam no EsalqShow os oito vencedores do Prêmio Novo Agro, uma forma de reconhecimento e valorização das atitudes e espíritos empreendedores do produtor rural brasileiro. Os contemplados são produtores rurais de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. A cerimônia de premiação será no dia 09 de outubro, às 10h.

A programação completa está disponível aqui.

Piracicaba Digital

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados