Com estoque baixo, Hemonúcleo Piracicaba busca doadores

Espaço lança campanha com o objetivo de garantir o equilíbrio do estoque regulador ao longo do ano.

24/07/2018 | 09:25
Última atualização: 24/07/2018 | 09:25

O Hemonúcleo Piracicaba (SP), em parceria com a prefeitura e Associação Eu Tô na Fé, começou na segunda-feira (23 de julho), campanha regional de doação de sangue para garantir o equilíbrio do estoque regulador ao longo do ano. O slogan é: Doe Sangue. É muito amor na veia. Faça o bem sem olhar a quem!. Os interessados em participar devem comparecer na Santa Casa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas. No sábado (28 de julho), último dia da campanha, das 7h30 às 12 horas.

Em períodos de féria e de inverno as doações costumam cair e há o risco de faltar sangue em casos de maior demanda. Mensalmente, o Hemonúcleo Piracicaba recebe entre mil e 1200 doadores, equivalente a uma média de 40 bolsas diárias. Mas o ideal para abastecer a região seria é de 60 a 80 doadores por dia. Isto porque o consumo médio é de de 70 bolsas diárias.

De acordo com Kelly Cristina Borges, assistente social do espaço, o estoque muda de um dia para o outro e essa oscilação ocorre em decorrência da demanda. “Depende do número de cirurgias, acidentes e intercorrências que necessitam de transfusões e que nem sempre podem ser previstas”, afirma.

Quando há situações de urgências, portanto, é necessário que o sangue esteja disponível. “O concentrado de plaquetas, por exemplo, dura apenas cinco dias e, desta forma, dependendo da demanda, em apenas alguns dias podemos ter uma situação preocupante caso as doações não acompanhem a distribuição”, afirma Kelly.

Por esse motivo, continua a técnica, “as doações precisam ocorrer de forma regular e não somente em períodos emergenciais”.

As ações do Hemonúcleo Piracicaba de captação de doadores são desenvolvidas com frequência e o objetivo é estimular as doações espontâneas, assim como fidelizar os doadores. “A doação de sangue deve ser encarada como um compromisso social, tornando-se um hábito. As ações voltadas para estimular as doações de sangue devem ser realizadas sempre em direção a essa meta, visualizando este ato como parte de uma cultura”, enfatiza a assistente social.

Além do dia a dia, aos sábados o Hemonúcleo Piracicaba realiza coletas externas. Informações sobre o coronograma pelo telefone (19) 3422-2019.

Piracicaba Digital

maxgourmet

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados