Ações lembram Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua

As ações incluem oficinas, roda de conversa e apresentações culturais.

09/08/2018 | 12:15
Última atualização: 09/08/2018 | 11:19

Foto: Banco de imagens (Pixabay)

Para lembrar o dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, Piracicaba (SP) realiza ações alusivas à temática. Na primeira quinzena, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) aborda com os usuários do serviço a questão do Dia Nacional, o porque da escolha da data e porque ele foi criado.

No dia 15 uma oficina aborda a Maternidade de Mulheres em Situação de Rua em uso de substâncias psicoativas, que resultam em destituição do poder familiar. A oficina, que acontece no anfiteatro do Centro de Vigilância em Saúde, das 15h às 18h, será realizada pelo Cress-SP (Conselho Regional do Serviço Social), por meio da seccional Campinas (SP). A articulação para realização da oficina foi do Consultório na Rua em parceria com o Centro Pop.

No dia 17, a partir das 8h30, na Praça José Bonifácio, acontece um ato para lembrar o dia nacional de luta da pessoa em situação de rua. A intenção é dar visibilidade a esta população e pela garantia de direitos deste público. A ação é coordenada pelo Centro Pop e conta com as participações de outros serviços públicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) direcionados a esta população (Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Casa de Passagem, Albergue Noturno e Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos (NAS) ) e também conta com a participação do Consultório na Rua, serviço também público, mas ligado a Secretaria de Saúde. Conforme explica Solange Spironello, coordenadora do Centro Pop, “será realizada atividade junto à população em situação de rua, em que faremos roda de conversa, apresentação de música de grupo de usuários, também teremos maracatu e capoeira com mestre Nambú.” Durante a atividade também serão expostos cartazes confeccionados pelos usuários do Centro POP e Consultório na Rua.

A última ação acontece no dia 22, com uma reunião entre os serviços públicos e o terceiro setor para uma troca de experiências sobre as ações realizadas por ambos para a população em situação de rua. Ela acontece na sede da Semdes, a partir das 19h e é restrita às entidades e aos serviços públicos envolvidos.

Para Eliete Nunes, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, o conjunto de atividades que remetem a data marco de luta é muito importante “primeiro que coloca na pauta assuntos importantes de serem enfrentados e também dá visibilidade aos nossos serviços, e nós temos um rol deles, objetivando a superação da situação de rua e o tratamento com dignidade e respeito a este público, que é sujeito de direitos”.

Piracicaba Digital

maxgourmet

PIRADIGITAL © 2017 Todos os direitos reservados