60,8% dos piracicabanos devem presentear neste Dia das Crianças

A maioria, 91,8%, pretende comprar em lojas físicas, no comércio de Piracicaba.

08/10/2018 | 11:30
Última atualização: 08/10/2018 | 14:14

Foto: Pixabay.

Pesquisa de opinião encomendada pela Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) revela que 60,8% dos piracicabanos pretendem comprar presente de Dia das Crianças, sendo que 39,1% deverão gastar entre R$ 51 e R$ 100 e 37%, até R$ 50. O levantamento, elaborado pela CW7 Opinião Pública e Inteligência de Mercado, foi realizado no último dia 2 de outubro por uma equipe composta por oito pesquisadores e dois supervisores. Foram entrevistados 400 moradores de diversos bairros, com idade acima de 16 anos.

A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 4,8%. A grande maioria deles, 79%, conforme o levantamento, deve pagar à vista. Deste percentual, 82,3% pagarão em dinheiro, 17,7% opta pelo pagamento no cartão de débito, enquanto 21% têm intenção de comprar a prazo. A análise revelou, ainda, que 91,8% pretendem adquirir o presente em lojas físicas de Piracicaba.

O vice-presidente da Acipi, Maurício Benato, destaca, entre os pontos positivos da pesquisa, o fato de o consumidor optar pelo pagamento à vista. “Percebe-se, nestas modalidades de pagamentos, à vista e em dinheiro, que a maioria das pessoas está mais cautelosa no momento da compra devido ao momento político-econômico. A instabilidade econômica tem influenciado diretamente nas vendas, contudo, os números mostram que celebrar datas comemorativas ainda tem sido importante para as famílias”, disse Benato.

“Outro fator relevante do índice é que ele aponta para a preferência dos consumidores em comprarem no comércio da cidade, o que demonstra a variedade que temos em nossos estabelecimentos comerciais”, destacou o vice-presidente.

Perfil
Dos entrevistados, 52,5% são mulheres e 47,5%, homens. O levantamento aponta que, a maioria, 39,1%, pretende gastar de R$ 51 a R$ 100; 37% devem gastar até R$ 50 com o presente; 15,6% de R$ 101 a R$ 200; 4,1% de R$ 201 a R$ 400 e 2,9% acima de R$ 400, enquanto 1,2% não soube responder. Dos entrevistados, 19,8% responderam que devem investir mais que no ano anterior para a compra do presente, 33,3% disseram que gastarão a mesma quantia que em 2017 e 34,6% pretendem desembolsar menos que o ano passado.

Apenas 39,3% da população não pretende presentear na data. Entre os motivos relacionados estão que 47,8% não têm crianças para presentear, 28% não possuem condições financeiras ou estão desempregados, 7,6% não comemoram o Dia das Crianças ou não acham que esta seja uma data relevante, 5,1% já deram presentes em outras ocasiões, 5,1% não têm filhos e outros 5,1% têm muitas crianças na família, por isso estão sem condições de presentear todas.

O estudo foi coordenado e tem a responsabilidade técnica de Walton Pousa Neto, diretor geral da CW7 Pesquisas, administrador de empresas, especialista em pesquisa de mercado, opinião pública e mídia e professor universitário de pesquisa de marketing. Pousa Neto informa que, em 2017, o resultado da pesquisa de intenção de compras no Dia das Crianças foi de 71,3%; em 2016, 59,8%; em 2015, 64,1%, e em 2014, 64%. “O período eleitoral pode ser um dos fatores para a queda comparado com 2017”, disse.

Campanha
Os consumidores que comprarem nas empresas participantes e preencherem corretamente o cupom até dezembro deste ano concorrerão a diversos prêmios do “Mega Sorteio Acipi – A maior promoção do comércio!”. Nesta segunda fase da ação, serão sorteadas, em janeiro de 2019, duas viagens com acompanhante para o Nordeste brasileiro, uma viagem para Buenos Aires com acompanhante e mais de 50 vales-compra, com Autorização Caixa nº 6-6516/2018.

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